A Route 66 é das estradas, senão a estrada, mais famosas do mundo. Os seus 4000 quilómetros respiram liberdade e levam-nos por lugares únicos nos EUA. Foi através dela que o “sonho americano” mais ganhou importância aquando da sua inauguração em 1926. Com a grande crise dos anos 30 muitos americanos da costa Leste procuraram a sua boa ventura na costa do Pacífico através da Route 66. As culturas cinematográfica e musical embelezaram este percurso e é quase uma tradição percorrer estes milhares de quilómetros à procura de uma aventura onde tantos outros se aventuraram. Com o decorrer dos anos a estrada tornou icónicos certos lugares que obrigam uma visita. Estes são, para nós, os 10 lugares mais icónicos da Route 66 que não deve perder.

1. Hall of Fame Museum da Route 66 (Pontiac, Illinois)

A 160 quilómetros do ponto de partida da estrada encontramos o famoso Museu Hall of Fame da Route 66 com o seu icónico e colorido mural. É uma visita obrigatória a todos os apaixonados por objectos raros, quase como artefactos, e não só dos tempos de glória desta estrada. É assistir à história da Route 66 para melhor entender a sua origem e a sua história bem no início desta viagem.

O famoso mural da Route 66 é um dos lugares mais icónicos

2. St Louis e o Gateway Arch (St Louis, Missouri)

St. Louis é uma das paragens obrigatórias para quem percorre a Route 66. É usualmente a primeira ou a segunda paragem depois de se ter iniciado a viagem em Chicago. Situada ao longo do rio Mississípi St. Louis é por si só um lugar imperdível, rico na história, música e desporto. No entanto é no monumento Gateway Arch onde o impressionante é assistido. Este enorme arco de 192 metros, de homenagem à expansão para o Oeste, é como se se tratasse de uma porta de entrada para as boas recordações na travessia da Route 66, tornando-se num lugar icónico desta famosa estrada.

3. Cavernas Meramec (Stanton, Missouri)

As cavernas Meramec são dos sistemas de cavernas mais visitadas do Missouri e um dos lugares mais impressionantes da Route 66. Os 7,4 km de sistema de cavernas foram formados pela erosão de depósitos de calcário durante milhões de anos. As cavernas contêm, também, artefactos e outros vestígios de nativos americanos. A beleza estonteante das estalactites e das estalagmites, a cor que as suas paredes ganham devido à água excede as nossas expectativas da experiência pela e sem dúvida que é um dos lugares mais icónicos da Route 66.

4. Route 66 Museum (Clinton, Oklahoma)

Em Clinton encontramos um dos mais bem cotados museus da Route 66. Oferece-nos, sem dúvida, uma fantástica viagem pela história da estrada mais conhecida do mundo. Um dos grandes pontos altos é a réplica de um “dinner” de 1950. Visitar este museu é uma das melhores experiências da Route 66, já que as suas exibições se focam em diferentes aspectos da estrada.

Cavernas Meramec

5. Cadillac Ranch (Amarillo, Texas)

São, nada mais nada menos, que 10 Cadillacs meio enterrados de nariz para baixo, nesta terra vermelha do deserto do Texas. Todos eles “grafitados” e em linha convidam a quem passa por esta instalação que promove a expressão artística a pintarem também os carros. É um dos cenários mais conhecidos da Route 66 e dos mais fotografados.

6. Santa Fe (Santa Fe, New Mexico)

Fundada em 1610 como uma colónia espanhola, a capital do Novo México é reconhecida pela arquitectura ao estilo do seu povo e pela vista que tem das Rocky Mountains. É uma colorida e exuberante cidade que merece pelo menos 2 dias de visita. Os mercados e as margueritas, aquecem o nosso coração à medida que conhecemos a cidade mais antiga dos EUA.

Vários cadillacs pintados no famoso Cadillac Ranch

7. O Deserto Pintado (Indian Wells, Arizona)

Fazendo um pequeno desvio da estrada no Norte do Arizona encontra-se uma paisagem que faz vibrar o sentido da nossa visão. O deserto pintado do Arizona é um caleidoscópio de cores. camadas e linhas de terra visíveis, o espantoso é ver a paisagem mudar consoante a hora do dia. Do rosa ao vermelho até chegar ao cinzento e cor de lavanda estas montanhas são um regalo para amantes de paisagens.

8. Petrified Forest (Holbrook, Arizona)

No nordeste do Arizona e antes da passagem à vila do “Wild West” em Holbrook é, também obrigatória a paragem no Parque Natural da Floresta Petrificada. A maior colecção de madeira petrificada do mundo encontra-se aqui, neste deserto, onde fragmentos geológicos e as próprias árvores datam 225 milhões de anos. Mais um local a não perder!

9. Reserva Nacional do Mojave (Baker, California)

Com as luzes de Las Vegas atrás, mesmo na fronteira da Califórnia com o Nevada, a Reserva Nacional do Mojave recebe-nos com o seu vasto deserto, montanhas rugosas e desfiladeiros perdidos. Um passeio por este parque mostra o quão rica é a paisagem norte-americana e serve de aperitivo para quem quer conhecer outro tipo de paisagens neste enorme país.

O pontão de Santa Mónica

10. Santa Monica Pier (LA, California)

É aqui que termina a grande estrada e onde se pode encontrar mais uma icónica insígnia “Route 66 – End of the Trail”. O famoso pontão de Santa Mónica representa a clássica vista americana. A sua praia de areia amarela, a roda gigante do cais, os restaurantes e bares com música ao vivo fazem desta última paragem o lugar mais icónico da Route 66 e o lugar ideal para a terminar.

Estes são só alguns dos lugares mais icónicos da Route 66 que pode vir a conhecer ao embarcar numa das viagens mais emblemática do mundo, mas há mais, muito mais. Ficou com vontade de conhecer o sonho americano? Então o que está à espera para embarcar nesta aventura connosco? Não perca a nossa expedição à Route 66.