Quando se escolhe um destino para se fazer uma road trip devemos ter em conta vários factores para se tornar numa viagem memorável: as paisagens que iremos ver durante a condução, a beleza da estrada, porque sim, é possível dizer-se que uma estrada é bonita, muito graças à vista que se tem, e se as estradas que iremos percorrer têm pontos turísticos próximos para se ver, desde monumentos, miradouros, vilas com atrações. Podíamos continuar a enumerar vários factores sendo que os mais importantes têm mesmo de ser cumpridos. A Irlanda preenche todos estes requisitos e é por isso que é um dos melhores destinos para se fazer uma road trip.
É pelo litoral que se faz a road trip nesta ilha de dois países, embora ambos com o mesmo encanto, visto que a história, geografia e cultura são partilhadas. Com alguns desvios para nos dirigirmos para o interior a maioria do percurso é feito junto à costa, vislumbrando praias que jamais pensaríamos existir tão a norte, como a Kilfarrasy ou as que se encontram no famoso Ring of Kerry.
Apesar de as praias nos chamarem à atenção e nos surpreenderem, os nossos olhos batem sempre num verde imensurável que a Irlanda sabe tão bem oferecer. Às planícies enormes cortadas por estreitas estradas ou por cercas de madeira que guardam o rebanho, seguem-se as expressivas montanhas que só tornam a Irlanda ainda mais curiosa, incitando-nos a conhecer tudo.
Qualquer olhar se torna num postal que queremos gravar numa fotografia; as cores selvagens de Donegal ou a solidão de Connemara, os condados de Kerry ou de Cork são exemplos disso mesmo, de lugares que não queremos esquecer ou abandonar.
É uma ilha de maravilhas naturais que se misturam com mitos e lendas e com a história da Irlanda. Uma das principais, localizada na Irlanda do Norte é o Património Mundial da Unesco, Giant’s Causeway, uma formação rochosa, vasta e extensa de colunas de pedra hexagonais, quase como arrumadas com cuidado umas ao lado das outras por gigantes decoradores.
Ou as famosas Cliffs of Moher no Oeste de Clare, umas falésias que sobem até aos 214 metros e cujo a extremidade cai abruptamente ora num Atlântico calmo, ora num violento que dramatiza a paisagem.
Menos conhecidas são as falésias de Sliabh Liag, também conhecidas como Slieve League, mas não é por isso que ficam atrás. Apesar de não caírem numa queda abrupta até ao mar e de o seu topo não ser tão plano, o seu topo rugoso, que cai mais devagar até ao mar, intimida pelos seus 600 metros de altura.
Mas não esquecer as maravilhas criadas pelo homem, que essas conseguem surpreender-nos com uma viagem ao passado. A ilha da Irlanda é um lugar repleto de história que unida com a paisagem e com a acção do tempo, todos os lugares antigos transportam-nos para esse tempo ainda bem misterioso. O vale de Boyne, a norte de Dublin é um dos melhores exemplos. O mais fascinante é o de Newgrange, túmulo e templo circular com 5200 anos, repleto de arte megalítica.
E o que dizer das cidades irlandesas, tanto as da República como as do Norte, Dublin, Cork, Galway, Kilkenny, Belfast são cidades que mexem connosco, todas elas vibram de energia calorosa, que nos convidam a ter uma pint na mão e a ouvir canções tradicionais. Ou até mesmo as pequenas vilas encantadoras que criam possibilidades de “via-me a viver aqui”.
Se cada povo defende o seu país com unhas e dentes, ninguém duvida. Mas os irlandeses são capaz de o fazer melhor. Alegre e sorridente sempre pronto para ajudar e cantar, aconselham-nos a ver tudo e mais alguma coisa, enumerando paisagens, lugares, cidades ou bares, castelos e histórias, de forma orgulhosa. E e só mais uma das razões porque a Irlanda é dos melhores destinos para se fazer uma road trip.
Deixe o seu comentário