É pelas palavras da Teresa que recordamos São Tomé e Príncipe com carinho. É, também, através delas que esperamos que as recebam de uma forma inebriante para que se sintam com vontade de viajar. Os testemunhos dos nossos viajantes são algo que nos enche de alegria e orgulho pois reflectem aquilo que procuramos oferecer a todos os que embarcam connosco nesta aventura. Esta primeira experiência que publicamos é só uma de muitas que iremos partilhar convosco.

Fiquem então com a Teresa Pereira e a sua aventura em São Tomé e Príncipe.

“Bem-vindo a casa! É assim que somos recebidos em São Tomé. Com a alegria contagiante de quem quer partilhar toda a beleza e riqueza natural da ilha, sem esconder a vida como ela é: “leve-leve”, “tem o que tem”.
A natureza surpreende-nos em cada recanto, na sua morfologia inesperada e na surpreendente biodiversidade. Entre embondeiros, cascatas, picos e mangais, encontramos cardamomo, café, pimenta, ylang-ylang, maracujá, mococó, erva-príncipe, goiaba, folhas de pão sabão, banana das mais variadas espécies e até caranguejos de terra!


Ninguém fica indiferente a um fabuloso pôr do sol na praia Piscina, mas foi na praia do Tamarindo, que recebeu o nosso primeiro banho de mar, que nos sentimos conquistados pelos abraços, gargalhadas e pelas perguntas desconcertantes das “doce-doce” crianças.
Aqui e ali a gastronomia cruza-se com a cultura. O legado de Almada Negreiros recebe-nos na Roça Saudade e João Carlos Silva deslumbra-nos com o seu perfil carismático e visionário na famosa Roça de São João dos Angolares, no espaço F.A.C.A. e no C.A.C.A.U.
Nas roças somos recebidos com calor humano e empurrados para uma viagem no tempo.


Em Neves, onde somos acolhidos como amigos de longa data na missão da Irmã Lúcia, o coração aperta ao perceber que de pouco se faz tanto!
Uma mão cheia de adjetivos não seria suficiente para descrever esta experiência. São Tomé envolve-nos, afinal, num inebriante jogo de sentidos.
Preparem o palato para o calulu do Camões, o marisco do Santola e os petiscos da D. Tete, sempre na presença de uma bela Nacional e do tradicional fura-cueca! Deixem-se envolver pelos cheiros do café, do cacau, pelas histórias do Cláudio Corallo e pelas cores do mercado local. Abram os braços à chuva torrencial e se possível, como nós, no Ilhéu das Rolas, corram para o mar, entre os pingos grossos da chuva! Não receiem as tartarugas, que gostam de se juntar a nós de surpresa num banho de mar! Sejam atrevidos e com sorte serão convidados pelos locais para um bailarico na roça ou para uma largada de tartarugas bebé, um desafio do incrível projeto Tatô.

Para os amantes de 4 rodas, está garantida a emoção de conduzir nas pistas ou o rodado na areia, que nos recorda que fugimos das ondas numa praia deserta.
E não percam os dias extra, para descobrirem, como nós, que o Príncipe é realmente encantado!
Em São Tomé, sentimos, enfim, o entusiasmo de quem avista o paraíso, quais João de Santarém e Pedro Escobar! Foram 11 dias de pura vitalidade e genuíno companheirismo, que confirmaram todos os encantos desta paragem tropical. Regressamos já cheios de vontade de voltar para a ilha!
À Landventure, grata de coração pela boa energia desta viagem!
Xaué!”

Teresa Raquel Pereira