“Existe um provérbio criado pela tribo dos Bushmen que resume a criação da Namíbia – “o sítio que Deus criou com raiva”.

Este país do sudoeste africano é um dos países mais velhos do mundo, geologicamente falando, e grande parte das paisagens mais conhecidas estão mortas. Não foi Deus, mas sim a mãe natureza que a criou para depois a destruir. Acredito que isto foi um plano bem elaborado da natureza e se assim o foi, é das coisas mais magníficas em que acredito. Tal como muitos outros sítios na Namíbia, o Deadvlei, na imagem, é um desses exemplos. Não são praias, nem paisagens verdejantes, nem cascatas e rios que trazem turistas à Namíbia.

São este tipo de paisagens que nos levam ao “sítio que Deus criou com raiva” pois faz-nos sentir pequenos pela imensidão do espaço e do tempo de que é feito este país. Para mim este foi o plano da natureza -lembrar-nos de quem manda aqui. O Deadvlei é especial por ser um lugar surreal quase tirado dum quadro de Salvador Dali. O sol pinta as dunas de acordo com a hora do dia. O laranja transforma-se em amarelo para dar lugar ao vermelho, ao fim do dia. O azul fica quieto e há árvores que parecem dançar. Ficar um dia inteiro aqui é assistir a um espetáculo quieto em que as únicas coisas que se mexem são o sol e as sombras.

Aqui a paisagem faz o fotógrafo.

Conheça a nossa expedição à Namíbia aqui!