Há uma questão que impera hoje quando falamos em viajar: Para onde viajar em 2021? Para onde se viaja depois de um ano como este, incerto, inseguro, um ano de pandemia e de crise? Continuamos a ver países a fechar fronteiras e as restrições ou obrigações de quarentenas para poder viajar, a impedir-nos de tal. No entanto, há boas notícias! A notícia de uma vacina em fase avançada corre como uma cura para as veias económicas de cada país, principalmente dos mais afectados pela pandemia, e alimentam as esperanças de que tudo vai correr pelo melhor. 

Por outro lado, também há países a reabrir as suas fronteiras ao turismo, com medidas de prevenção e de cuidados que atenuam as actuais complicações para se realizar uma viagem, como é o caso da realização de testes antes de viajar. Só temos de ir estando atentos às políticas de cada país. 

Garantida será a nova forma de viajar em 2021. As recomendações de saúde vãose manter e os nossos comportamentos serão defensivos, tanto para o nosso benefício como do próximo. Se tal for cumprido, poderemos viajar em liberdade e também em segurança. Por isso, inevitavelmente, os destinos que vão estar mais em voga são aqueles em que a palavra multidão é difícil aparecer no nosso campo de visão. Os viajantes tenderão a procurar locais mais selvagens e isolados, fora dos roteiros mais batidos. 

 O fecho de fronteiras e, principalmente, o medo de viajar para países mais pobres onde os sistemas de saúde parecem menos seguros não passa duma ilusão e graças a este tipo de comportamento, acredita-se que estes países irão sofrer consequências ainda mais graves.  

Falando do continente africano, por exemplo, as consequências para comportamentos como este já se fazem sentir. Países africanos que dependem inteiramente do turismo para sobreviver estão a ver as suas receitas a descer vertiginosamente, o que contribui para a perda de emprego e investimento e, especificamente, no caso africano, para a proteção e conservação ambiental e animal. Com menos turistas e menos rangers nos parques naturais, os casos de caça furtiva aumenta; e onde há uns meses a batalha contra este crime mostrava já frutos, hoje, têm a porta aberta para se continuar a caçar espécies em vias de extinção. 

É imperativo voltar à nossa rotina e viajar sem medos, mas claro, adaptando os nossos hábitos para nos mantermos seguros. 

 

Para onde viajar em 2021?  

Com isto em mente, quais são afinal os destinos para viajar onde em 2021 e que, de acordo a Forbes ou a Condé Nast Travelerjuntam os ingredientes segurança e evitar multidões? 

Países como a Costa RicaNova Zelândia, o Quénia, México, Eslovénia, Egipto, o QatarTunísia, a Irlanda, as Maldivas, Escócia, entre outros, são os que fazem parte destas listas 

Mas nós temos a nossa própria lista, o nosso TOP5 de destinos para onde viajar em 2021E desta, alguns fazem já parte do nosso catálogo de viagens, cujas expedições são pensadas para tirar o melhor partido do que o país tem para oferecer a nível cultural e natural, sempre com toda a segurança. 

 

Para onde viajar em 2021 - Costa Rica

Para onde viajar em 2021 – Costa Rica

 

Costa Rica 

Este país da América Central é o líder mundial na conservação e sustentabilidade e caminha para a descarbonização até 2050. Sozinho, abriga mais de 6% da biodiversidade mundial. É um destino onde o verde predomina. 

Aqui podemos nos perder ao longo das extensas e densas florestas, cruzando caminho apenas com nós próprios e as inúmeras espécies animais que aqui habitam 

Além disso, a Costa Rica tem mantido uma das taxas de infeção e de fatalidade mais baixas na América Latina, e o governo tem sido reconhecido pelas bem-sucedidas políticas de contenção da pandemia, sendo por isso um dos destinos mais seguros da região. 

Veja aqui a nossa expedição.

 

Leão no Parque Nacional Addo – África do Sul

 

África do Sul 

O melhor de todos os mundos. As cidades vibrantes, as praias, as vinhas e seus maravilhosos vinhos, a gastronomia e a vida animal.  

Kruger National Park, considerado dos melhores parques para ver vida animal, onde é quase garantido poder vislumbrar os Big Five, fazem a delícia dos nossos olhos. Aqui, a liberdade dos animais e a sua conservação tornam a viagem inesquecível. 

A Costa Sul, o local perfeito para uma road trip com paisagens de cortar a respiração. De Port Elisabete a Cape Town, a Garden Route é considerada uma das mais belas estradas do mundo. Viajar na segurança do seu carro, parece-nos uma excelente opção 

Veja aqui a nossa expedição: 

 

Costa portuguesa em Aljezur, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa vicentina
 

Portugal  

A nossa costa dourada, mais conhecida por Costa Vicentina, está na moda e Portugal, sendo um país seguro com uma costa de praias de capa de revista atraí os turistas que a querem explorar.  

As praias paradisíacas, o sol em quase todos os dias do ano, a comida, a cultura, tornam uma expedição à Costa Vicentina única. Com várias saídas de fim-de-semana, esta viagem é certamente uma opção para quem quer tirar um fim-de-semana para explorar trilhos pelas arribas da costa alentejana e descobrir praias que não sabíamos existir. 

Se não se sente seguro a viajar para o estrangeiro esta é também uma boa opção bem aqui ao lado de casa.  
 

 

Namíbia 

Mais um grande país cuja a vida animal e isolamento andam de mãos dadas. Com uma média de 2 pessoas por quilómetro quadrado, a Namíbia torna-se no país de sonho para quem quer explorar com liberdade, evitando multidões. Se procura distanciamento físico, então este é o destino. 

Soma-se a isso, um país com paisagens únicas, dignas de filmes de ficção científica, a observação de vida selvagem e culturas ancestrais. 

Veja aqui a nossa expedição 

 

 

Irlanda 

Exuberantes paisagens verdes até onde a vista alcança, é uma das coisas que melhor descreve a Irlanda.  

Mas não é só, há os pubs, a simpatia do povo irlandês, a cerveja, o uísque, os castelos e mais um par de experiências diferentes e autênticas que aqui podemos vivenciar. 

Mais um destino onde a paisagem e a natureza são reis.