Autênticos e Alegres!

3 destinos, 3 ex-colónias, 3 línguas, num só programa que desafia os sentidos. O Senegal oferece-nos uma infinidade de paisagens naturais, com vegetações luxuriantes. Situado entre o Sahel do Norte e a grande floresta tropical, é atravessado por quatro rios um dos quais deu o seu nome ao Senegal. Grande parte do país permanece desértico com a savana a dominar a paisagem em quase todo o interior do país, e floresta tropical a sul na região de Casamance entre a Gambia e a Guiné Bissau.
Acolhedor e hospitaleiro, o Senegal é um manancial de etnias e de tradições, terra dos Wolofs, dos Pulaar (pastores Peuls do vale do rio Senegal), dos Sereres, dos Soninques, dos Diolas e dos Mandingos. 

O Senegal soube preservar intactos, os valores da hospitalidade, não obstante a conjuntura económica difícil do país.
Possui parques naturais, santuários de inúmeras espécies de animais, fruto de uma visão futurista que tem garantido um crescimento do turismo e a preservação de muitos animais!

O segundo destino do nosso programa, a Gambia, é o mais pequeno país de África, um enclave no coração do Senegal, estendendo-se ao longo do rio Gambia, que divide o país. A Gambia tem os seus encantos, recheada de culturas e tradições, e é também o lar dos Wolofs e de outras etnias que encontramos no Senegal!

Finalmente a Guiné Bissau, o 3º destino do programa e que acolhe a nossa lingua, depois do francês do Senegal e do inglês da Gambia. Na Guiné Bissau vamos explorar um tesouro bruto que se mantêm quase intacta da pegada do homem, estamos a falar das Ilhas Bijagós um paraíso ao largo do Golfo da Guiné. Bissau a capital fará a despedida do nosso programa uma cidade que aos poucos se renova e acolhe como ninguém com a visita.

Recepção no aeroporto por parte do nosso Tour Leader. Transfere para o hotel, onde ficaremos duas noites
Alojamento: Hotel
Refeições: 0
Actividade Opcional: 0
Pequeno-almoço e partida para o porto de Dakar para a travessia até à Ilha de Gorée que demora cerca de 20min. Durante a manhã iremos descobrir a ilha e a sua história famosa pela ligação ao comércio de escravos na época em que os portugueses lideravam o mercado e muito depois já sob o domínio dos Franceses. O almoço será ainda na ilha, num restaurante local. Deixaremos a ilha durante a tarde para uma volta panorâmica da cidade de Dakar, com algumas paragens nos locais mais importantes da cidade. Regresso ao hotel e saída para jantar num restaurante da capital em horário a combinar.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço
Actividade Opcional: 0
Depois do pequeno-almoço em horário a combinar iniciamos o nosso itinerário com a primeira paragem prevista no vizinho Lago Rosa. Vamos descobrir que a vida de quem trabalha no lago não é tão cor-de-rosa como as cores das suas águas que outrora já teve mais cor. Vamos perceber o porquê da cor original rosa do lago e da sua mudança dramática e, se quiser, vai poder tomar um banho nas suas salgadas águas. Depois, vamos descobrir as famosas dunas da praia junto ao lago que foi palco da chegada do famoso Paris/Dakar durante muitos anos, até 2007. Seguirmos depois para outra paisagem surpreendente, o deserto de Lompoul. Esta mancha de dunas de areia ao longo da costa mais parece um pedaço do Sahara perdido nas estepes africanas. A chegada ao fim do dia ainda vai permitir um passeio de camelo nas dunas junto ao mar nas imediações do nosso belo lodge, com tendas elegantes a lembrar outros acampamentos de deserto. Jantar incluido no lodge.
Alojamento: Bangaló
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Depois do pequeno-almoço deixamos o deserto de Lompoul e seguimos mais a norte até à famosa ilha de Saint Louis, onde viveu Saint Exupéry. Embora lhe tenha sido atribuído o título de Património da Humanidade, este não evitou que o avançado estado de degradação desta cidade histórica fosse revertido. Alguns dos edificios mais emblemáticos da cidade estão em vias de ruir. Chegaremos relativamente cedo o que nos permitirá explorar a cidade histórica a seguir ao almoço. Resto da tarde livre. Jantar no hotel.
Alojamento: Bangaló
Refeições: Pequenos almoços e Jantar
Actividade Opcional:
Este vai ser um dia rolante no qual iniciaremos a descida a sul em direção à Gâmbia. Depois do pequeno-almoço em horário a combinar, que deverá ser cedo para aproveitar bem o dia, seguimos para a primeira paragem, em Touba, cidade de peregrinação onde está a maior e a mais importante mesquita do país e onde ocorre o Grande Magal de Tuba. Depois do almoço num restaurante local seguimos o Delta do Sine Saloum onde ficaremos para explorar um dos parques mais visitados do país. Alojamento e jantar em Lodge.
.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
A manha do dia hoje vai ser para explorar um pouco o PN do Sine Saloum. O Delta de Sine Saloum, é uma grande área de pântanos, manguezais e mais de 200 pequenas ilhas. Habitat de centenas de várias espécies, sobretudo pássaros, há pelicanos, garças, flamingos cor-de-rosa, maçaricos, jaburu, cormorões, águias, andorinhas, gaivotas … mas a verdadeira riqueza é debaixo d’água… estima-se que existam 114 espécies diferentes de peixes. Outros animais como tartarugas marinhas, crocodilos ou golfinhos, habitam as aguas do delta mas são muito mais difíceis de ver. Depois do almoço seguimos para visitar a zona protegida de Fadiouth onde se encontra a famosa Ilha das conchas, que como o seu nome indica formou-se da acumulação de conchas de moluscos, principalmente amêijoas. Regressamos de novo junto ao Rio Saloum em Kaolack o destino deste dia. Alojamento e jantar em Lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Neste dia vamos entrar no segundo país do programa, a Gâmbia. Este pequeno enclave que tem o Rio Gâmbia como o coração vital do país esconde algumas maravilhas que vamos descobrir. O lodge onde vamos ficar instalados nas próximas 2 noites, o Abcas Creek Lodge, fica na margem de um dos canais do rio no meio da floresta exuberante que faz parte de um incrível ecossistema, um mangal alimentado pelas águas do rio Gâmbia. É daqui que vamos poder explorar o Gâmbia. À tarde vamos explorar o mangal com um passeio de barco desde o Lodge. O que torna este passeio único é a utilização de um barco original da Gâmbia com um motor silencioso. Um guia experiente irá levar-nos aos mais belos locais onde poderemos avistar vários animais, como pássaros, lontras d’água e diferentes tipos de macacos. Regresso ao lodge e resto de tarde livre antes do jantar no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Para este segundo dia iremos optar por uma das actividades do lodge que será escolhido atempadamente de entre várias opções, como um tour mais histórico para conhecer os locais marcantes do passado esclavagista da Gâmbia ou outro mais cultural onde iremos contactar com o modo de vida de uma família local. Ambos ocupam o dia quase todo. Regresso ao lodge e jantar no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Depois do pequeno-almoço deixaremos as margens do Gâmbia para seguir em direção à primeira Capital do dia, Banjul, para explorar um pouco a cidade. Abuko Nature Reserve, Kachikally Crocodile Poolou Bijilo National Park são algumas das paragens possíveis depois de uma volta pela cidade. Seguiremos depois em direção à fronteira mas com uns desvios pela costa para descobrir algumas vilas piscatórias e a azáfama, que envolve o principal sustento destas vilas junto ao mar. Continuamos depois para a fronteira para voltar a entrar no Senegal para a nossa última noite no país, na Região de Casamanse, na sua capital, a cidade de Ziguinchor. Alojamento e jantar em Lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Deixaremos o Senegal de madrugada para entraremos no 3º país do programa, a Guiné Bissau. A fronteira é relativamente perto de Ziguinchor mas a entrada no país nem sempre é fluida e pode demorar algum tempo pelo que à semelhança das fronteiras anteriores, toda a calma e paciência são necessárias. Após atravessarmos a fronteira, teremos 150km pela frente até chegarmos ao nosso transfer marítimo que nos vai levar até ao lodge na ilha de Orango, a maior ilha do arquipélago e onde está o Parque Nacional Orango. O resto do dia será para descansar deste dia que se prevê cansativo e recuperar energias para os 2 próximos dias (3 noites).
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Durante estes dois dias, vamos descobrir um pouco da natureza que nos acolhe. Preparámos para as manhãs duas actividades que vão ocupar algumas horas, com passeios de barco e caminhadas e depois dos almoços relaxar para descansar do passeio matinal e recuperar para o da manhã seguinte.
Na primeira manhã iremos descobrir as Lagoas de Anor. Esta actividade combina um passeio de barco onde poderemos observar aves, com um percurso a pé através de mangais e savanas que nos conduzirão até às lagoas de Canicussa e Ancanacube.
Para a manhã do dia seguinte, outro passeio imperdível que preparámos é uma visita à aldeia mais antiga do parque. A Tabanca (aldeia) Sagrada de Ambuduco é onde se celebram as cerimónias mais importantes da ilha. Poderemos desfrutar da dança tradicional, “Canhocam”, característica dos jovens guerreiros bijogós, numa combinação perfeita da sua cultura com a natureza onde este povo vive o seu dia-a-dia.
Se sobrar energias poderemos numa das tardes livres descobrir a aldeia mais importante do parque, Eticoga e visitar o túmulo da última rainha das Bijagós e ser testemunha da visão do mundo deste povo singular, dos seus costumes e da suas crenças.
A estadia nas Bijagós será em pensão completa.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Em horário a combinar localmente, depois do último pequeno-almoço neste paraíso, voltamos ao continente. Depois do transfer marítimo até ao continente  outro transfer estará a nossa espera para nos levar até Bissau, a capital da Guiné, onde passaremos o último dia do nosso programa. A localização estratégica do nosso hotel vai permitir-nos explorar o centro da cidade a pé, a Velha Bissau vibrante e colorida com a Arquitectura colonial evidencia em cada rua as marcas da presença portuguesa. Bissau é para se ir descobrindo sem grandes expectativas e para se deixar contagiar com a sua simplicidade e da sua gente como poderemos sentir no mercado de Bandim. À noite teremos o nosso jantar de despedida para encerrar esta aventura africana que vai cruzar 3 países de 3 influencias diferentes, francesa, inglesa e portuguesa.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividade Opcional: 0
Em horário a combinar saída depois do pequeno-almoço para o aeroporto para o voo de regresso a Lisboa.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço
Actividade Opcional: 0
FIM DO PROGRAMA
O Senegal é dos países mais estáveis em África, embora pontualmente passe por alguns tumultos políticos que leva a população a sair à rua. Cerca de 95% da população é muçulmana, apesar de existirem diversas etnias. Em Dakar conviveremos com a sua conhecida confusão citadina, mas saindo da cidade a figura em destaque passará a ser a paisagem e os muito simpáticos povos que encontraremos pelo caminho. A Gambia e a Guiné também se podem juntar ao Senegal neste capitulo da segurança.
O programa como todos os da Landventure tem o seu foco na natureza e na paisagem muito acentuado, mas a cultura tem o seu lugar garantido no programa. O Senegal e a Gambia são dois países ligados a escravatura no seu período mais negro da historia e é isso que iremos compreender e conhecer.
O Senegal é dos 3 destinos o mais rico mas estamos em Africa e as vezes os padrões de higiene podem deixar um pouco a desejar. Neste aspecto a Gambia melhora um pouco e surpreendentemente a Guiné também.
Este programa não tem actividades que preparação física especifica. Apenas algumas caminhadas. Haverá bastantes saídas de piroga e uma travessia de barco ate às Ilhas Bijagós.
O clima é tropical, com alguma chuva entre Maio a Novembro, e na época seca, de Dezembro a Abril, as temperaturas aumentam consideravelmente.

DATAS & PREÇOS

A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logística da viagem, o serviço de hotelaria, todos os transportes, as formalidades nas fronteiras e relações com as autoridades, o acompanhamento do grupo durante toda a viagem.
Os transportes usados neste programa são mini autocarros exclusivos para o grupo. Não serão usadas viaturas em Self Drive.

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

2.790€

SUPLEMENTO SINGLE

690€

Condições de participação
 Liquidação de 30% do valor total no acto da inscrição, os restantes 70% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Todos os transferes e os transportes do programa c/motorista.
Combustível e Despesas de alfândega da viatura
11 noites de alojamento em Meia Pensão
3 noites nas Bijagós em Pensão Completa
Todas as visitas programadas
Guias locais
Acompanhamento Landventure
Seguro de viagem
Taxas locais

Não inclui

Voos
Refeições não indicadas no programa
Bebidas às refeições
Vistos de entrada na Gambia e na Guiné Bissau
Gorjetas
Despesas de caracter pessoal

Voos

Valores indicativos em económica:
Lisboa/Dakar/Lisboa, desde:

900€

Consulte-nos para obter as tarifas aéreas actualizadas.
Para partidas de outro país poderá ter de prever mais uma noite de alojamento à ida e/ou regresso.

Número de participantes

Mínimo 7 – Máximo 15

Ver condições gerais

A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logística da viagem, o serviço de hotelaria, todos os transportes, as formalidades nas fronteiras e relações com as autoridades, o acompanhamento do grupo durante toda a viagem.
Os transportes usados neste programa são mini autocarros exclusivos para o grupo. Não serão usadas viaturas em Self Drive.

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

2.890€

SUPLEMENTO SINGLE

690€

Condições de participação
 Liquidação de 30% do valor total no acto da inscrição, os restantes 70% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Todos os transferes e os transportes do programa c/motorista.
Combustível e Despesas de alfândega da viatura
11 noites de alojamento em Meia Pensão
3 noites nas Bijagós em Pensão Completa
Todas as visitas programadas
Guias locais
Acompanhamento Landventure
Seguro de viagem
Taxas locais

Não inclui

Voos
Refeições não indicadas no programa
Bebidas às refeições
Vistos de entrada na Gambia e na Guiné Bissau
Gorjetas
Despesas de caracter pessoal

Voos

Valores indicativos em económica:
Lisboa/Dakar/Lisboa, desde:

900€

Consulte-nos para obter as tarifas aéreas actualizadas.
Para partidas de outro país poderá ter de prever mais uma noite de alojamento à ida e/ou regresso.

Número de participantes

Mínimo 7 – Máximo 15

Ver condições gerais

7/10

Os alojamentos do programa são todos lodges confortáveis. A viatura durante o percurso no Senegal e Gambia é espaçosa e com ar condicionado. Na Guiné Bissau o transfer até ao ponto de embarque para as Bijagós poderá ser um pouco mais desconfortável sobretudo devido ao estado da estrada. A travessia de barco até à Ilha de Orango nas Bijagós demora cerca de 4 a 5 horas dependendo das condições do mar.

2/10

Programa sem dificuldade, serão poucas as actividades que exijam esforço fisico, excepto uma caminhada ou duas nas Bijagós.

7/10

“Um homem com boca nunca está perdido”, um ditado popular Wolof que explica que a comunicação é tudo para o entendimento e a busca pessoal. Este programa tem uma componente cultural bastante importante, seja pela história rica, seja pela diversidade cultural destes 3 destinos.

Loading...

Junte-se a nós nesta aventura!

Gostava de participar nesta expedição, tem uma questão ou deseja mais informações?

Não hesite entre já em contacto connosco!

Partilhe este programa!