Pela Rota dos Berberes!

Marrocos um país de contrastes: coexistem calor e frio, períodos de seca e inundações, planícies nas costas e cordilheiras, penhascos e bosques verdejantes, tempestades de areia e de neve, leitos de rios secos e rios caudolosos.
É um país de grupos multi-étnicos com uma cultura e civilização rica. Através da história, Marrocos acolheu muitos povos provenientes do Oriente (fenícios, judeus e árabes), do Sul (mouros e da África subsariana) e do Norte (romanos e vândalos).
Os marroquinos são afáveis, hospitaleiros e são por natureza excelentes comerciantes e regatear preços faz indiscutivelmente parte da cultura deles.

É por isso inquestionável que a parte mais ocidental do mundo árabe pode reclamar, para si, o título do país mais fascinante do Magrebe.

Este itinerário vai levar-nos de volta as grandes pistas do sul e pela primeira vez juntamos os dois Ergs mais famosos do pais no mesmo programa.

Ponto de encontro a definir para a partida da caravana que será bem cedo de madrugada em hora a combinar para poder enfrentar os muitos kms até Tarifa em Espanha onde faremos a travessia de Ferry até Tanger em Marrocos. Depois das formalidades alfandegárias seguimos para o hotel na agora renovada e moderna marginal de Tanger. Jantar no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0
Seguimos para Chefchaouen por um percurso ao longo da costa que ocupará a manhã quase toda. Chefchaouen é a mais fotogênica das cidades marroquinas. O azul estonteante e o branco protege as casas, tanto do calor excessivo como dos insectos e confere às suas casas e ruas estreitas uma beleza impar. É uma cidade onde nos apetece perder e ficar mais tempo, mas uma tarde será suficiente para conhecer Chefchaouen. Jantar no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Continuamos o nosso programa para mais dois marcos históricos e culturais. Primeiro Volubilis, antiga cidade Romana do Séc III AC e depois uma das 4 cidades imperiais, Fés. A sua história e o seu passado, dão-lhe o estatuto de metrópole religiosa, intelectual e cultural do Magrebe. Visitaremos a sua medina, a mais antiga de todas e Património da Humanidade, e ainda o bairro judeu e o Palácio Real (exterior). Jantar e dormida no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Neste dia deixamos o norte do país para cruzar o Atlas até às paisagens áridas do sul. Pelo caminho Ifrane, a mais famosa estância de neve de Marrocos, antes de entrar em pista no coração das florestas de cedros até ao nosso destino, Midelt, situada na junção dos maciços montanhosos do Médio Atlas e do Alto Atlas Oriental, a 1 520 metros de altitude, e tendo por fundo o imponente Jbel Ayachi, um pico que se ergue a 3 757 m de altitude. Jantar no hotel.
Alojamento: Horel
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Hoje espera-nos um dia de grandes paisagens pelo Vale do Ziz, um dos vales mais bonitos de Marrocos. Voltaremos a entrar em pista a seguir a Errachidia, a última grande cidade das planícies desérticas do Saara, até ao nosso destino Erfoud, sem antes fazer a última paragem num lugar incrível, Cara Medouar. Aproveitaremos o resto do dia para desfrutar do hotel e das suas piscinas neste final de tarde que se prevê quente e onde um bom banho vai saber maravilhosamente bem. Jantar no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Depósitos abastecidos seguimos por pistas cruzando dunas e oásis até Merzouga, onde se ergue o Erg Chebby o monte de dunas mais setentrionais de Marrocos. Depois do almoço pique nique num pequeno oásis perto da fronteira com Argélia iremos explorar um pouco o Erg Chebby onde todos poderão desfrutar  do prazer de pisar e rolar nas dunas de areia dourada do deserto do Saara. A noite será num acampamento berbere junto das dunas com jantar ao som dos djambés dos nossos anfitriões. Uma noite que promete ser grandiosa.
Alojamento: Acampamento Berbere
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
O dia começa com bem cedo com uma pequena incursão pelo interior do Erg enquanto ainda está fresco e a areia das dunas não está quente. Depois visitaremos uma das muitas famílias nómadas berbere para conhecer um pouco mais este povo resiliente e hospitaleiro. Visitaremos ainda Merzouga e a aldeia de Khamlia para assistir à tradicional música Gnawa pela tribo Los Bambaras. Depois do almoço e enquanto o calor aperta aproveitaremos para um pequeno descanso à beira da piscina do albergue antes de regressar às dunas até ao fim do dia para assistir ao por do sol do topo da grande duna. Regresso ao albergue para o jantar.
Alojamento: Albergue
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Deixaremos Merzouga para um dia tranquilo sempre por pistas mistas de areia e alguma pedra, passando por dunas e lagos secos. Uma paragem junto as gravuras rupestres encontradas á pouco tempo, e mais à frente a Cidade Perdida de Ba Hallou ou Cidade Perdida dos portugueses. O calor costuma ser intenso por estas paragens, e nada como uma sombra fresca de um albergue para a pausa do almoço e refrescar um pouco o corpo. Restam poucos kilometros até ao destino, mas as paisagens arrebatadoras vão obrigar a várias paragens para contemplar a beleza desta natureza árida. A noite será num albergue num pequeno desfiladeiro, um cenário que parece tirado dos contos das 1001 noites. Jantar no albergue.
Alojamento: Albergue
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Depois de deixarmos o nosso albergue, a primeira paragem será Zagora no vale do Rio Draa. Continuando mais para sul espera-nos outro lugar famoso de Marrocos, pelas suas dunas muito tecnicas e pela extensão do seu Erg que passa para la da fronteira com Argélia, estamos a falar do Erg Chegaga. A paisagem que nos espera a seguir tem tanto de bela como de perigosa, o Lago Iriki é um spot incontornável nestas paragens, este lago seco atrai os mais radicais das velocidades. A seguir ao lago vem a parte mais dura do dia obrigando a velocidades muito mais lentas até ao oásis de Foum-Zguid, onde nos espera um bom banho de piscina para retemperar e recuperar as energias. Jantar  no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Mais um dia cheio de paisagens incríveis e lugares históricos tirados de contos das mil e uma noites. Deixaremos o deserto e as ultimas pistas desta nossa aventura para cruzar o Atlas até Marraquexe o nosso destino. Pelo caminho; uma passagem breve por Ouarzazate, a meca do cinema Marroquino, Ait BenHaddou, uma fortificação magnífica, Património da Humanidade da UNESCO, muitas vezes utilizada como cenário para filmes históricos e finalmente a serpenteante e renovada Tizi-n-Tichka com o seu ponto mais alto a 2.260m. Chegada a Marraquexe prevista ao fim da tarde. Jantar no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Muitas vezes chamada a “pérola vermelha” a mais bela e emblemática cidade de todo o Magrebe. O primeiro nome da cidade foi Marroukech (“vai-te depressa”)… embora hoje em dia muitos visitantes fiquem aqui para sempre, entre os souks e as ruelas sombrias, bebendo chá de menta, escutando os seus músicos, aguadeiros ou saltimbancos na famosa, exótica e frenética Praça Jemaa el Fna. Preparamos para a manhã uma visita (facultativa) aos principais monumentos e deixaremos para depois do almoço (no hotel) a visita à medina para as habituais compras. Para o jantar iremos sugerir uma das tendas de comida em plena Praça Jemaa El Fna.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Almoço
Actividades Extra: 0
A nossa expedição está a chegar ao fim. Neste último dia em Marrocos vamos dar inicio ao nosso regresso a casa. Apesar da distância ainda teremos tempo para uma paragem em El Jadida, (antiga Mazagão). Depois do almoço de peixe frito que é o prato típico da cidade, herança portuguesa e tradição há 20 anos nas nossas expedições, seguimos sempre por auto-estrada directos para Larache, com chegada prevista ao meio da tarde ainda a tempo de um banho de piscina no resort para descomprimir antes do jantar.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Saída de madrugada em horário a combinar, para a travessia de ferry do porto da cidade de Tanger para Tarifa ou Algeciras em Espanha.
Regresso casa.
Alojamento: 0
Refeições: 0
Actividades Extra: 0
À excepção do primeiro dia e dos últimos 2 cujas distâncias a percorrer são mais longas, todos os outros dias do programa foram pensados para o ritmo mas descontraído do andamento dos UMM. Nas datas que propomos para esta expedição alguns dias poderão ser um pouco mais quentes sobretudo em algumas pistas do sul, mas a gestão do andamento será feito de modo a evitar as hora mais quentes do dia.
As refeições ao almoço serão volantes (do tipo piquenique) e que faremos em conjunto. Os pequenos-almoços e os jantares serão nos hotéis e albergues salvo alguma exceção, devidamente indicada. A comida marroquina é maravilhosa e procuramos sempre os melhores locais para desfrutar de refeições tradicionais.
Os costumes marroquinos devem ser respeitados, como por exemplo, cumprimentar sempre as pessoas, principalmente se quiserem tirar fotografias.
A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logística da viagem, o serviço de hotelaria, as formalidades na fronteira e relações com as autoridades, as travessias do Mediterrânio, o acompanhamento do grupo a Marrocos com um veiculo da organização e assistência mecânica. OS PARTICIPANTES deverão providenciar alimentos para os almoços volantes (tipo piquenique). Será enviado a todos os inscritos um PDF com dicas e conselhos para ajudar na preparação da expedição. Será também efectuado um briefing com todos os participantes antes da viagem em data a indicar (3 a 4 semanas antes da partida) para esclarecimento de dúvidas..

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

990€

SUPLEMENTO SINGLE

490€

Criança com menos de 10 anos

490€

Condições de participação
 Liquidação de 30% do valor total no acto da inscrição, os restantes 70% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Ferry Boat Tarifa > Tânger > Tarifa (Viatura e Tripulantes)
11 noites de alojamento em hotéis, albergues e 1 noite em tendas berberes
Meia Pensão (Pequenos almoços e jantares)
Veiculo da organização com assistência mecânica
Guia do deserto
Seguro de viagem
Taxas e IVA

Não inclui

Viatura
Combustível
Refeições não indicadas no programa
Bebidas às refeições nos hotéis e extras de carácter pessoal
Visitas e entradas nos monumentos

Nº de participantes

Mínimo: 6 viaturas
máximo: 10 viaturas

Ver condições gerais

8/10

As noites serão divididas entre hotéis, albergues e acampamento berbere. Os hotéis e albergues são bastante confortáveis assim como o acampamento berbere que possui casas de banho partilhadas para os hospedes.

4/10

O percurso é relativamente fácil, não sendo necessária muita experiência de todo-o-terreno. Iremos cruzar todo o tipo de piso nesta viagem: desde estradas de alcatrão, pedra, areia, ou até lagos secos. Não são difíceis, mas é sempre necessária atenção redobrada. Poderá ter mais dificuldade nas dunas do Saara, mas com as nossas indicações, no final estará apto a fazê-lo sozinho/a.

7/10

Marrocos é uma fascinante mistura de tradições berberes, mediterrâneas, andaluzas e africanas, presentes na culinária, na roupa, na música, na língua, nos costumes e no estilo de vida. A maioria do seu povo é muçulmano de origem berbere, um povo simpático, hospitaleiro e muito tolerante.

Loading...

Junte-se a nós nesta aventura!

Gostava de participar nesta expedição, tem uma questão ou deseja mais informações?

Não hesite entre já em contacto connosco!

Partilhe este programa!