Botsuana&Zimbabue2018-12-18T14:05:53+00:00

O milagre Africano.

Diz-se que o Botsuana é a jóia de África, e que o norte do país seria o último Eden selvagem do continente, o último reduto da África autêntica onde as pegadas do homem ainda não cobrem as dos animais.
Botswana é sem contestação um grande destino de safari. A fauna e a flora selvagem são rainhas e os espectáculos de vida selvagem só são igualáveis em muito poucos países.
Com mais de 160 espécies diferentes, entre os quais os famosos Big Five : o leão, o leopardo, o elefante, o búfalo e o rinoceronte. A população de elefantes é a maior de África, reunindo 1/4 de todos os elefantes do continente. Os rinocerontes, esses, pelo contrário estão seriamente ameaçados só sendo possível avista-los em 2 reservas, criadas para os proteger.
Para enriquecer esta expedição e pela sua proximidade, o Zimbabue torna-se incontornável com o seu ex-libris, as Victoria Falls, uma das maravilhas naturais do planeta.
Re-desenhamos este programa para poder usufruir, com todo o conforto, de uma experiência africana, mas sem perder o espírito de aventura que caracterizam as nossas expedições.

Partida de Lisboa (ou outra cidade) em horário a informar com destino a Joanesburgo. Noite a bordo.
Alojamento: Noite a bordo
Refeições: A bordo
Actividades opcionais: 0
Chegada ao aeroporto de Joanesburgo na África do Sul a seguir ao almoço. Depois das formalidades de desembarque, transfere para o hotel. Para o resto da tarde preparamos uma visita ao Soweto, criado em 1963, para juntar sob uma mesma administração um conjunto de bairros para negros. De acordo com as leis do Apartheid, os negros não podiam viver em áreas reservadas aos brancos; para além dos bairros construídos para alojar os trabalhadores negros das minas de ouro, alguns bairros de cidadãos negros da classe média foram incorporados no Soweto. Hoje em dia atraí muitos visitantes graças a sua cultura e história. É um dos mais importante símbolos da luta anti-Apartheid. Foi aqui que Nelson Mandela, Walter Sisulu e Lilian Ngoyi e tantos outros lutaram contra o regime do Apartheid. Depois da visita regressamos ao hotel. Jantar no hotel.
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividade incluída: Vista ao Soweto
Em horário a combinar a seguir ao pequeno almoço, transfere para o aeroporto para o voo até Maun. Depois das formalidades alfandegárias seguimos para o parque de viaturas, para o briefing e entrega dos 4×4. A seguir e já com as viaturas em nossa posse faremos os abastecimentos para as refeições dos dias seguintes no Delta do Okavango e seguimos para o lodge. Jantar no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Jantar
Actividades opcionais: 0
Início do primeiro grande dia no Delta do Okavango – Reserva Natural do Moremi.
O Okavango é o maior delta terrestre do mundo, cobrindo uma área de 15.000 quilómetros quadrados, com um fascinante e único ecossistema. Famoso pelas suas maravilhas naturais, pelo silêncio, flora e fauna abundante, tais como: hipopótamos, crocodilos, manadas de búfalos, elefantes e girafas, assim como uma grande variedade de antílopes e impalas, leões nadadores, entre muitos outros predadores.
O Delta do Okavango é composto de 4 áreas distintas: o lado oriental, a parte interior do Delta, a Reserva Natural da Vida Selvagem de Moremi e o enclave do lado norte do Delta. É na reserva de Moremi que passaremos este dia. É uma das mais belas reservas da África com enorme e diversificada população de aves e animais selvagens. Abrange mais de 3.000 quilómetros quadrados de pântanos, ilhas, planícies alagáveis, florestas e terras secas. Mesmo no coração da Reserva Animal de Moremi, localiza-se a deslumbrante lagoa Xakanaxa, que ostenta uma grande variedade de peixes. Uma população de leopardos e cães selvagens podem ser regularmente vistos por aqui. O almoço (volante) sera algures no parque e a noite sera em acampamento. Jantar a volta da fogueira, oportunidade para testar os seus dotes culinários.
Alojamento: Acampamento
Refeições: Pequeno almoço
Actividades opcionais: 0
Neste dia continuaremos no Moremi. Logo pela manhã depois de “levantado” o acampamento e aproveitando a proximidade da lagoa Xakanaxa, faremos um passeio de barco pelos seus canais para contemplar a sua beleza. Aqui podem ser observados junto das suas margens alguns dos big five. As águas do rio Kuwai que alimentam a lagoa são o garante da sobrevivência e um oásis fresco nos dias quentes e secos da época seca. Seguimos depois ao longo do Rio Kuwai, um belíssimo percurso onde poderemos observar grandes manadas de elefantes, búfalos, hipopótamos, girafas e outros animais de grande porte. A noite será novamente em acampamento, ao som dos hipopótamos e à volta da fogueira, mais uma noite de boa disposição sob o céu estrelado de África.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades incluídas: Passeio de barco na Lagoa Xakanaxa
No nosso terceiro dia no Delta do Okavango entraremos no Savuti, famoso pela sua concentração de predadores, especialmente leões e hienas malhadas. Aqui também poderemos ter a sorte de avistar chitas. A paisagem do Savuti, mais árida, quase desértica com um sol escaldante, areia solta e quente, e animais escapando do calor agrupando-se na sombra das poucas acácias que salpicam a paisagem, oferece uma experiência de vida selvagem única. A noite será de novo em acampamento e a ultima oportunidade para um jantar no meio da savana a volta da fogueira.
Alojamento: Acampamento
Refeições: 0
Actividades opcionais: 0
Este 4º dia pelo Delta será dedicado ao Parque Nacional de Chobe, o segundo maior do Botsuana. O Parque Nacional de Chobe encontra-se dividido em quatro ecossistemas distintos, devido ao traçado do nosso percurso o resto do dia será passado num deles: o Pântano de Savuti. Com uma área de 10 878 km², já serviu como palco para diversos documentários sobre a migração anual das zebras. Nos seus quase 11.000 quilómetros quadrados, reside uma espantosa variedade de vida selvagem, mamíferos de grande porte e mais de 450 espécies de aves. O almoço (volante) sera algures no parque e seguiremos depois para a Kassane junto ao Rio Chobe. Alojamento e jantar no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Jantar
Actividades opcionais: 0
Neste dia terá uma perspectiva diferente do delta e para esta manhã reservamos um passeio de barco pelo P.N. Chobe.
O rio Chobe é a principal atracção do parque com as suas magníficas paisagens, e abundância de vida selvagem, sobretudo aviária. Outro destaque do parque está na sua vasta população de elefantes, actualmente estimada em 120.000, a maior de toda a África. Além dos elefantes, é possível avistar outros animais selvagens, tais como búfalos, zebras, girafas, impalas, javalis africanos, kudus e gnus, hipopótamos e crocodilos que fazem grandes concentrações ao longo do rio. O resto do dia é livre para desfrutar do lodge ou realizar outras actividades extras como um voo panorâmico sobre o Delta. Jantar no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades incluídas: Passeio de barco no rio Chobe
Actividades opcionais: Voo panorâmico entre 50€ e 350€
Em horário a combinar depois do pequeno almoço seguimos para a fronteira com o Zimbabue e após as formalidades alfandegárias partimos para Victoria Falls, a cerca de 100km da fronteira. Check -in no hotel, resto da tarde livre. Em horário a combinar saída para um jantar espectáculo. Regresso ao hotel.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar Espectáculo
Actividades opcionais: 0
A manhã será dedicada a visitar as Cataratas Vitória (ou Quedas Vitória) umas das mais espectaculares do mundo. David Livingstone, um explorador escocês, terá sido o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória; mas o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer “fumo que troveja”. Almoço livre. A tarde será livre para descanso ou para realizar algumas actividades como um voo panorâmico de helicóptero ou um passeio de barco no rio Zambezi que separa o Zimbabue da Zambia. Pode ainda aproveitar para fazer uma visita à cidade de Livingstone do outro lado do rio, na Zambia. Jantar livre.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades incluídas: Visita às Big Falls
Actividades opcionais: Voo panorâmico de helicóptero 130€, passeio de barco no Zambeze 40€
Depois do pequeno almoço, regresso ao Botsuana. Parte do percurso até à fronteira de Pandamatenga, será em pista entre 2 parques nacionais, o Kazuma Pan a norte e o Hwange a sul . A seguir às formalidades alfandegárias e de novo em em alcatrão seguimos até ao Elephants Sands, com o seu incrível waterhole junto à piscina onde se concentram dezenas de elefantes. O resto da tarde será livre para desfrutar deste espaço. O alojamento será em lodge ou acampamento e o jantar no restaurante com vista para o waterhole.
Alojamento: Lodge ou acampamento
Refeições: Pequeno almoço
Actividades opcionais: Bush walk 40€
Partida bem cedo para um percurso extraordinário pelo Parque Nacional do Makgadikgadi Pans. O nome, Makgadikgadi, “terra vasta e sem vida”, diz quase tudo. Actualmente, as planícies encontram-se praticamente desabitadas pelos humanos, o que traz uma real sensação de isolamento. Apesar da sua aparência lunar, durante alguns meses do ano, este lugar transforma-se num dos mais interessantes pantanais da África. As grandes planícies cobertas com uma superfície brilhante de sal, formam nas estações secas, cerca de cinco mil quilómetros quadrados de branco, um branco brilhante que fere a vista, e apenas parecem ter vida nos curtos meses de chuva do Verão Austral, quando se cobrem de alguns centímetros de água e abrigam várias espécies de aves aquáticas e atrai zebras e predadores da África do Sul. Chegaremos ao fim da tarde a  Gweta, ao Planet Baobab, um lodge muito original junto ao Makgadikgadi Pans National Park que possui alguns dos embondeiros (Baobabs) mais espantosos do Botsuana. Alojamento e jantar no Planet Baobab.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades opcionais: 0
A manhã deste último dia no Botsuana será livre para descansar ou descobrir um pouco mais do Planet Baobab. Depois do almoço seguimos para Maun a cerca de 200km de Gweta. Entrega das viaturas e transfere para o lodge. Jantar de despedida no hotel.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, almoço e jantar
Actividades opcionais: 0
Em horário a combinar transfere para o aeroporto para o voo de regresso a Lisboa com escala em Joanesburgo.
Alojamento: Noite a bordo
Refeições: Pequeno Almoço.
Actividades opcionais: 0
Chegada a Lisboa ou a outra cidade de partida de manhã.
Fim da viagem.
A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logistica da viagem, o serviço de hotelaria, o aluguer das viaturas 4×4, as formalidades de fronteira e relações com as autoridades, o acompanhamento do grupo durante toda a viagem.
As viaturas 4×4 usadas neste programa serão partilhadas por 4 passageiros e respectivas bagagens. As viaturas possuem equipamento especial que permite viajar em autonomia total. Tendas nos tejadilhos (2 para 2 pessoas cada), equipamento de campismo, (mesa, cadeiras, e todos os utensílios para cozinhar e comer, (pratos, talheres, tachos, grelhas, fogão, etc…), botijas de gás, depósito de água) e depósito suplementar de combustível com autonomia para +/- 1000km. A condução é partilhada por todos. Cada viatura possuí um seguro de responsabilidade máxima que incluí danos próprios. As despesas de combustível são divididas pelos ocupantes de cada viatura. É possível, mediante suplemento, que as viaturas possam ser partilhadas apenas por 2 ou 3 participantes, sempre que for solicitado.

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

2.490€

SUPLEMENTOS SINGLE

1.300€

Esta opção garante-lhe
uma tenda de tejadilho para as noites de acampamento,
todos os quartos dos lodges ou hotéis
e dois lugares do veículo
em ocupação individual.

690€

Esta opção garante-lhe
uma tenda de chão para as noites de acampamento,
todos os quartos dos lodges ou hotéis,
em ocupação individual.
Condições de participação
 Liquidação de 50% do valor total no acto da inscrição, os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Viatura 4×4 com seguro CDW super cover
8 noites em lodges 4*
4 noites de acampamento
8 jantares
1 almoço
Entradas nos parques incluindo Victoria Falls
Passeios de barco no Chobe e Lagoa Xakanaxa
Visita ao Soweto
Acompanhamento Landventure
Seguro de viagem
Taxas e IVA

Não inclui

Voos
combustível ( +/- 60€ por pessoa)
Actividades extras não incluídas
Refeições excepto quando indicadas no programa
Bebidas às refeições nos hoteis e extras de carácter pessoal
Vistos e taxas alfandegárias

Voos

Valores indicativos em económica:
Lisboa/Joanesburgo/Maun/Lisboa, desde:

850€

Consulte-nos para obter as tarifas aéreas actualizadas para partidas desta ou de outra cidade ou país.
Para partidas de outro país poderá ter de prever mais uma noite de alojamento à ida e/ou regresso.

CONDIÇÕES GERAIS
A presente informação é vinculativa para a agência salvo se cumulativamente:

• O programa o prever expressamente;
• As alterações ao mesmo sejam insignificantes;
• A informação da alteração seja prestada ao viajante em suporte duradouro;

As presentes condições gerais obedecem ao disposto no Decreto-lei n.º 17/2018 de 08 de Março.
As Condições Gerais cujo objecto seja uma Viagem Organizada ou Serviço de Viagem Conexo, as correspondentes fichas de informação normalizada e as condições particulares que constam da documentação de viagem facultada ao Viajante no momento de reserva da viagem consubstanciam o contrato de viagem que vincula as partes.

1. ORGANIZAÇÃO
1.1 A organização e comercialização desta viagem é da Tripemotion – Viagens e Turismo Lda, mais em diante designada “Agência”, com sede em Rua Mouzinho Magro, nº 36, 1º Drt 6000-251 Castelo Branco, Contribuinte Fiscal n.º 514298480, com o RNAVT n.º 6829, telefone 217657784, email geral@landventure.pt

2. INSCRIÇÕES
No acto da inscrição o Viajante deverá depositar um mínimo de 35% do preço do serviço, liquidando o restante até 21 dias antes do início do serviço. Se a inscrição tiver lugar a 21 dias ou menos da data do início do serviço, o preço total do mesmo deverá ser paga no acto da inscrição. A Agência reserva-se o direito de anular qualquer inscrição cujo pagamento não tenha sido efectuado nas condições acima mencionadas. As reservas encontram-se condicionadas à obtenção da parte dos fornecedores da confirmação de todos os serviços.

3. INFORMAÇÃO AO ABRIGO DA LEI N.º 144/2015 DE 8 DE SETEMBRO:
Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de Setembro na sua redacção actual, informamos que o Viajante poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
i) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal in www.turismodeportugal.pt;
ii) Outras entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) disponíveis em www.consumidor.pt listas de Entidades RAL ou 707 788 787

4. RECLAMAÇÕES
4.1 Qualquer desconformidade na execução de um serviço de viagem incluído no contrato de viagem organizada tem de ser comunicada à agência de viagens organizadora ou retalhista por escrito ou outra forma adequada logo que tal desconformidade ocorra, ou seja, sem demora injustificada.
4.2 O direito a apresentar reclamações para efeitos de redução de preço ou direito a indemnização por falta de conformidade dos serviços de viagem incluídos na viagem organizada prescreve no prazo de 2 anos.

5. BAGAGEM
5.1 A agência é responsável pela bagagem nos termos legais;
5.2 O Viajante tem obrigação de reclamar junto da entidade prestadora dos serviços no momento de subtracção, deterioração ou destruição de bagagem.
5.3 No transporte internacional, em caso de dano na bagagem, a reclamação deverá ser feita por escrito ao transportador imediatamente após a verificação do dano, e no máximo 7 dias a contar da sua entrega. Estando em caso o mero atraso na entrega da bagagem a reclamação deverá ser feita dentro de 21 dias a contar da data de entrega da mesma.
5.4 A apresentação de tal reclamação será fundamento essencial para o accionamento da responsabilidade da Agência sobre a entidade prestadora do serviço.

6. LIMITES
6.1 A responsabilidade da agência terá como limite o montante máximo exigível às entidades prestadoras dos serviços, nos termos da Convenção de Montreal, de 28 de Maio de 1999, sobre Transporte Aéreo Internacional, e da Convenção de Berna, de 1961, sobre Transporte Ferroviário.
6.2 No que concerne aos transportes marítimos, a responsabilidade das agências de viagens, relativamente aos seus Viajantes, pela prestação de serviços de transporte, ou alojamento, quando for caso disso, por empresas de transportes marítimos, no caso de danos resultantes de dolo ou negligência destas, terá como limites os seguintes montantes:
a) € 441.436, em caso de morte ou danos corporais;
b) € 7.881, em caso de perda total ou parcial de bagagem ou da sua danificação;
c) € 31.424, em caso de perda de veículo automóvel, incluindo a bagagem nele contida;
d) € 10.375, em caso de perda de bagagem, acompanhada ou não, contida em veículo automóvel;
e) € 1.097, por danos na bagagem, em resultado da danificação do veículo automóvel.
6.3. Quando exista, a responsabilidade das agências de viagens e turismo pela deterioração, destruição e subtracção de bagagens ou outros artigos, em estabelecimentos de alojamento turístico, enquanto o Viajante aí se encontrar alojado, tem como limites:
a) € 1.397, globalmente;
b) € 449 por artigo;
c) O valor declarado pelo Viajante, quanto aos artigos depositados à guarda do estabelecimento de alojamento turístico.
6.4 A responsabilidade da agência por danos não corporais está contratualmente limitada ao valor correspondente a três vezes o preço do serviço vendido.

7. DESPESAS DE RESERVAS E DE ALTERAÇÃO
7.1 Por cada reserva serão cobradas as seguintes Despesas de Reserva: 25€
7.2 Despesas de Alterações: Por cada alteração (nomes, datas, tipo de apartamento ou quarto, viagem, etc) : 25€
Salientamos que a aceitação de tais alterações depende de aceitação por parte dos respectivos fornecedores.

8. DOCUMENTAÇÃO
8.1 O Viajante deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal ou familiar, (bilhete de identidade, documentação militar, autorização para menores, vistos, certificado de vacinas e outros eventualmente exigidos). A agência declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao Viajante em país estrangeiro; sendo ainda da conta do Viajante todo e qualquer custo que tal situação acarretar.
8.2 Viagens na União Europeia:
Viajantes (independentemente da idade) que se desloquem dentro da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (Passaporte; B.I, Cartão do Cidadão);
Para obtenção de assistência médica devem ser portadores do respectivo Cartão Europeu do Seguro de Doença;
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;
8.3 Viagens fora da União Europeia:
Os Viajantes (independentemente da idade) que se desloquem para fora da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (passaporte) bem como do visto se necessário (obtenha tal informação junto da agência no momento da reserva);
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

9. ALTERAÇÕES SOLICITADAS PELO VIAJANTE
9.1 Caso os fornecedores da viagem em causa permitam, sempre que um Viajante, inscrito para uma determinada viagem, desejar mudar a sua inscrição para uma outra viagem ou para a mesma com partida em data diferente, ou outra eventual alteração, deverá pagar a taxa acima referida, como despesas de alteração. Contudo, quando a mudança tiver lugar com 21 dias ou menos de antecedência em relação à data da partida da viagem, para a qual o Viajante se encontra inscrito, ou se os fornecedores de serviços não aceitarem a alteração, fica sujeito às despesas e encargos previstos na cláusula “Rescisão do Contrato pelo Viajante”.
9.2 Após iniciada a viagem, se solicitada a alteração dos serviços contratados por motivos não imputáveis à agência (ex. ampliação das noites de estadia, alteração de voo) os preços dos serviços turísticos poderão não corresponder aos previamente informados e que motivaram a contratação.

10. CESSÃO DA INSCRIÇÃO (POSIÇÃO CONTRATUAL)
10.1 O viajante pode ceder a sua posição, fazendo-se substituir por outra pessoa que preencha todas as condições requeridas para a viagem organizada, desde que informe a agência de viagens e turismo, por forma escrita, até sete dias seguidos antes da data prevista para a partida.
10.2 O cedente e o cessionário são solidariamente responsáveis pelo pagamento do saldo em dívida e pelas taxas, os encargos ou custos adicionais originados pela cessão, os quais serão devidamente informados e comprovados pela agência de viagens e turismo.

11. ALTERAÇÕES A EFECTUAR PELA AGÊNCIA
11.1 Sempre que, antes do início da viagem organizada, (i) a agência de viagens e turismo se veja obrigada a alterar significativamente alguma das características principais dos serviços de viagem, (ii) ou não consiga ir de encontro às exigências especiais solicitada pelo Viajante; (iii) ou propuser o aumento do preço da viagem organizada em mais de 8%, o viajante pode, no prazo máximo de dois dias (corridos) e sempre até 72h antes da hora prevista para o início da viagem:
a) Aceitar a alteração proposta;
b) Rescindir o contrato, sem qualquer penalização, sendo reembolsado das quantias pagas;
c) Aceitar uma viagem organizada de substituição proposta pela agência de viagens e turismo, sendo reembolsado em caso de diferença de preço.
11.2 A ausência de resposta por parte do viajante no prazo fixado pela agência de viagens e turismo implicará a aceitação tácita da alteração proposta ou o cancelamento da viagem com a aplicação das respectivas taxas de rescisão previstas na cláusula supra.

12. RESCISÃO DO CONTRATO PELA AGÊNCIA
12.1 Quando a viagem esteja dependente de um número mínimo de participantes a Agência reserva-se o direito de cancelar a viagem organizada caso o número de participantes alcançado seja inferior ao mínimo. Nestes casos, o viajante será informado por escrito do cancelamento no prazo de:
a) 20 dias antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração superior a seis dias;
b) 7 dias antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração de dois a seis dias;
c) 48 horas antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração inferior a dois dias.
12.2 Antes do início da viagem organizada a agência de viagens e turismo poderá ainda rescindir o contrato se for impedida de executar o mesmo devido a circunstâncias inevitáveis e excepcionais.
12.3 A rescisão do contrato de viagem pela agência nos termos acima referidos apenas confere ao viajante o direito ao reembolso integral dos pagamentos efectuados no prazo máximo de 14 dias após a rescisão do contrato de viagem

13. ALTERAÇÃO AO PREÇO
13.1 Os preços constantes do programa estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de impressão deste programa, pelo que estão sujeitos a alterações (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais até 20 dias antes da data de viagem.
13.2 Caso o aumento em causa exceda 8% do preço total da viagem organizada, aplicar-se-á o disposto na cláusula “ALTERAÇÕES A EFECTUAR PELA AGÊNCIA”.
13.3 Em caso de redução de preço a agência de viagens e turismo reserva-se o direito de deduzir ao reembolso a efectuar ao viajante as correspondentes despesas administrativas, que a pedido do viajante serão justificadas.

14. REEMBOLSOS
Depois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo Viajante por motivos de força maior ou por causa imputável ao Viajante, salvo reembolso pelos respectivos fornecedores. A não prestação de serviços previstos no programa de viagem por causas imputáveis à agência organizadora e caso não seja possível a substituição por outros equivalentes, confere ao Viajante o direito a ser reembolsado pela diferença entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados.

15. RESCISÃO DO CONTRATO PELO VIAJANTE
15.1 O viajante é livre de desistir da viagem a todo o tempo antes do início da viagem.
15.2 Tal rescisão implica que o mesmo seja responsável pelo pagamento de todos os encargos a que o início do cumprimento do contrato e a sua desistência dêem lugar, menos a reafectação de serviços e as economias de custos.
15.3 Quando seja caso disso, o Viajante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga e os montantes acima referidos. Na presente situação o reembolso será efectuado, deduzidos da taxa de rescisão, no prazo máximo de 14 dias após a rescisão do contrato de viagem.
15.4 O viajante tem ainda direito a rescindir o contrato de viagem antes do início da mesma sem pagar qualquer taxa de rescisão, caso se verifiquem circunstâncias inevitáveis e excepcionais no local de destino ou na sua proximidade imediata que afectem consideravelmente a realização da mesma ou o transporte dos passageiros para o destino. A rescisão do contrato de viagem nesta situação apenas confere ao viajante o direito ao reembolso integral dos pagamentos efectuados.

16. RESPONSABILIDADE
16.1 A agência de viagens e turismo é responsável pela correcta execução de todos os serviços de viagem incluídos no contrato de viagem.
16.2 Quando se tratar de viagens organizadas, as agências de viagens e turismo são responsáveis perante os Viajantes, ainda que os serviços devam ser executados por terceiros e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis.
16.3 Nos restantes serviços de viagens, a agência de viagens e turismo responde pela correcta emissão dos títulos de alojamento e de transporte e ainda pela escolha culposa dos prestadores de serviços, caso estes não tenham sido sugeridos pelo viajante.
16.4 A agência de viagens e turismo que intervenha como intermediárias em vendas ou reservas de serviços de viagem avulsos é responsável pelos erros de emissão dos respectivos títulos, mesmo nos casos decorrentes de deficiências técnicas nos sistemas de reservas que lhes sejam imputáveis.
16.5 A agência de viagens e turismo é responsável por quaisquer erros devido a deficiências técnicas no sistema de reservas que lhe sejam imputáveis e, se tiver aceitado proceder à reserva de uma viagem organizada ou de serviços de viagem que façam parte de serviços de viagem conexos, pelos erros cometidos durante o processo de reserva.
16.6 A agência de viagens e turismo não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao viajante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excepcionais.

17. ASSISTÊNCIA
17.1 Em caso de dificuldades do viajante, ou quando por razões que não lhe forem imputáveis, este não possa terminar a viagem organizada, a agência de viagens e turismo dará a seguinte assistência:
a) Disponibilização de informações adequadas sobre os serviços de saúde, as autoridades locais e a assistência consular; e
b) Auxilio ao viajante na realização de comunicações à distância e a encontrar soluções alternativas de viagem.
17.2 Caso a dificuldade que fundamenta o pedido de assistência tenha sido causada pelo viajante de forma deliberada ou por negligência, a agência de viagens e turismo poderá cobrar uma taxa no valor dos custos em que incorreu em virtude da prestação dessa assistência.
17.3 Se devido a circunstâncias inevitáveis e excepcionais, o viajante não puder regressar, a agência de viagens e turismo organizadora é responsável por assegurar os custos de alojamento necessários, se possível de categoria equivalente, por um período não superior a três noites por viajante. A agência de viagens e turismo retalhista é solidariamente responsável pela obrigação em causa, sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis.
17.4 A limitação dos custos prevista supra não se aplica às pessoas com mobilidade reduzida, nem aos respectivos acompanhantes, às grávidas e às crianças não acompanhadas, nem às pessoas que necessitem de cuidados médicos específicos, desde que a agência de viagens e turismo tenha sido notificada dessas necessidades específicas pelo menos 48 horas antes do início da viagem organizada.

18. INSOLVÊNCIA
Em caso de insolvência da agência de viagens e turismo o viajante pode recorrer ao Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, devendo para tal recorrer ao Turismo de Portugal I.P entidade responsável pelo respectivo accionamento: Turismo de Portugal, I.P.
Rua Ivone Silva, Lote 6, 1050-124 Lisboa – Tel. 211 140 200 | Fax. 211 140 830 – info@turismodeportugal.pt

19. SEGUROS
19.1 A responsabilidade da agência e emergentes das obrigações assumidas, encontra-se garantida por seguro de responsabilidade civil na Companhia Victoria, apólice n.º 11127252, no montante de 75,000.00€ e nos termos da legislação em vigor.
19.2 A agência disponibiliza ainda a venda de seguros que poderão ser adquiridos em função da viagem para garantia de situações de assistência e despesas de cancelamento.

20. IVA
Os preços mencionados neste programa reflectem já o Imposto de Valor Acrescentado à taxa e regime em vigor.
NOTAS:

• As presentes condições gerais poderão ser complementadas por quaisquer outras específicas desde que devidamente acordadas pelas partes.
• Os preços dos programas estão baseados na cotização média do dólar ou da moeda do país de destino, pelo que qualquer derivação relevante desta moeda poderá implicar uma revisão dos preços da viagem nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.
• Devido às constantes alterações do preço dos combustíveis sobre os preços praticados poderá haver alteração do suplemento de combustível inserido no preço nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.
• As categorias dos hotéis e cruzeiros apresentados nesta brochura seguem as normas de qualidade do pais de acolhimento, podendo os mesmos ser alterados por outros similares quando por motivos alheios à agência não seja possível manter ou confirmar a reserva existente, obrigando-se a agência a informar o Viajante logo que de tal tenha conhecimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

HORAS DE CHEGADA OU PARTIDA:
As horas de partida e de chegada estão indicadas na hora local do respectivo pais e de acordo com horários das respectivas companhias aérea à data de impressão deste programa, podendo por isso ser sujeitas a alteração.

HOTÉIS/ APARTAMENTOS:
Apartamentos – No caso do alojamento ser contratado em apartamento é da responsabilidade do Viajante a informação do número de pessoas que irão ocupar o apartamento. No caso de se apresentarem mais pessoas que as reservadas, os apartamentos poderão recusar a entradas.
Hotéis – O preço apresentado é por pessoa e estão baseados numa ocupação dupla. Nem todos os hotéis dispõem de quarto triplo sendo por norma colocada uma cama extra que pode não ser de idêntica qualidade. Nos quartos equipados com duas camas ou casal, o triplo pode ser constituído apenas por aquelas camas.
A relação dos hotéis e apartamentos constantes dos programas é indicativa assim como a sua categoria que respeita a critérios e classificações locais cujos critérios por vezes são distintos dos utilizados em Portugal.

REFEIÇÕES:
Salvo indicações em contrário, os preços apresentados para os suplementos de Meia Pensão e Pensão Completa não incluem bebidas.
Nas chegadas ao hotel após a 19h o primeiro serviço de refeição será o pequeno-almoço do dia seguinte, no último dia e salvo possibilidade de late check-out, o ultimo serviço do hotel será o pequeno-almoço.

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA:
As horas e entrada e saída no primeiro e último dia, serão definidas em função do primeiro e ultimo serviço. Em regra, sem carácter vinculativo os quartos podem ser utilizados a partir das 14h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até as 12h do dia de saída.
Nos apartamentos a entrada verifica-se geralmente pelas 17h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até as 10h do dia de saída.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CRIANÇAS:
Dada a diversidade de condições aplicadas às crianças (destino e fornecedor) recomenda-se questionar sempre as condições especiais que porventura sejam aplicadas à viagem em causa.

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