São Tomé & Príncipe2018-12-11T09:57:50+00:00

O centro do mundo é terra de alegria e beleza!

Terra do cacau mais famoso do mundo, São Tomé & Príncipe deixa saudades a quem o visita pela primeira vez. A simplicidade do seu povo e a alegria estampada mos seus rostos convida a voltar e voltar sem nunca nos cansarmos.

É neste pequeno arquipélago no Golfo da Guiné com pouco mais de 1000 km2 que vos propomos mais uma grande aventura. Uma expedição ao ritmo “leve-leve” nestas duas ilhas, uma mais incrível que a outra.

Partida de Lisboa no voo para São Tomé as 09:00 e chegada prevista as 17h00. Depois da entrega das viaturas no aeroporto seguimos para o hotel onde ficaremos alojados nas próximas 3 noites. Jantar num restaurante local (incluído).
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0
Neste primeiro dia o nosso itinerário será dedicado à costa norte e oeste da ilha de São Tomé com a primeira paragem na Capela de S. Francisco, em Micoló, que nos oferece uma vista panorâmica sobre a vila piscatória, o Ilhéu das Cabras e a foz do Rio do Ouro. Seguimos depois por pista ao longo da costa onde iremos descobrir as praias, do Governador, Xaninha e a Praia dos Tamarindos até acabarmos na pitoresca aldeia piscatória de Morro Peixe, onde se pode visitar um dos centros de proteção de tartarugas da Marapa. A partir daqui o caminho é feito por estrada secundária até a lagoa Azul, que é uma reentrância da costa onde o mar calmo e, em dias de sol o azul turquesa, banha uma pequena praia de pedras junto a uma pequena colina onde a Marinha Portuguesa construiu um farol em 1997. Já na EN1 que serpenteia a costa o cenário é idílico com o mar e os pequenos povoados piscatórios de um lado e a mata densa a querer entrar e invadir a estrada até ao mar do outro. O almoço (não incluído) será em Neves, uma das cidades mais antigas e actualmente a mais industrializada do País. Depois do almoço e como os dias escurecem cedo, sobram-nos poucas horas para seguirmos o mais possível para sul, deste lado da ilha, até Lemba já depois de Santa Catarina. Após algumas fotos, que a vista da ponte sobre o rio Lemba irá proporcionar, regressamos à Capital. No regresso, dependendo do tempo, poderemos fazer algumas paragens por algumas das Roças que cruzamos. Já no hotel, terá tempo ainda para um merecido mergulho na piscina ou uma Nacional bem fresca na sua esplanada com vista para a baia Ana Chaves. O jantar (não incluído) será num restaurante local.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades Extra: 0
Neste segundo vamos descobrir o interior da ilha e algumas belas pistas que nos vão levar a belas roças isoladas, cascatas de sonho e jardins de flores exóticas. Começaremos com uma visita curta a Trindade, a principal vila do distrito de Mé-Zoxi, fundada em 1779. Daqui seguimos por uma bela pista pelas entranhas da ilha que nos levará até à Roça Bombaim. Pelo caminho a majestosa queda de água e provavelmente a mais bonita do rio Abáde. Regressaremos pelo mesmo caminho até as cascatas de São Nicolau, as mais famosas da ilha, seguindo depois para o Parque Obô para uma visita ao jardim botânico do Bom Sucesso, antes de um almoço (incluído) bem merecido no fantástico restaurante na Roça Saudade onde nasceu Almada Negreiros. À tarde, a visita obrigatória à Roça do Monte Café, uma das mais importantes da ilha, dedicada aos pequenos grãos de café Arábica. Visitaremos o seu museu para conhecer o circuito percorrido pelo café biológico aqui produzido. O regresso a São Tomé será feito por pista no meio da vegetação densa, plantações de cacau e antigas roças mais pequenas, algumas ainda em funcionamento. Resto da tarde no hotel antes da saída para jantar (não incluído) num restaurante da cidade.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Almoço
Actividades Extra: 0
Deixámos para este dia a visita a 2 das mais emblemáticas roças da Ilha por estarem ligadas uma à outra, pela dimensão das mesmas e importância histórica. Começamos com a roça Fernão Dias que ficou na história por estar ligada ao triste episódio de Batepá e que marca um dos pontos mais negros da administração portuguesa de São Tomé. A localização junto ao mar tornou-a durante anos no porto natural para o escoamento da roça Agostinho Neto e de outras dependentes. A dimensão dos edifícios e maquinaria ainda existente mas degradada é um indicador da importância desta propriedade. Seguimos até Agostinho Neto por uma pista ladeada de um aqueduto que alimentava na época a Roça de água doce. Considerada a Jóia da Coroa do Império colonial português, foi em tempos a maior e a mais produtiva do arquipélago ocupando mais de 3000 trabalhadores. Após a visita à roça, seguimos para Guadalupe, a maior povoação do distrito de Lobata, para o almoço (incluído) num restaurante local. Para a tarde preparamos uma visita à cidade de São Tomé, aos pontos mais emblemáticos da cidade, antes de regressar ao hotel. Jantar (não incluído) num restaurante local.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Almoço
Actividades Extra: City Tour
O dia mais longo em distância com cerca de 94km vai levar-nos até as praias do sul sempre ao longo da costa Este. Neste percurso são muitas as roças que poderíamos visitar mas optamos pelas mais importantes como a roça Água-Izé e S.João dos Angolares. A beleza da costa obrigará a paragens frequentes, com vistas sobre baías, enseadas e praias. A Boca do Inferno, a praia das 7 Ondas, a praia Micondó são alguns dos exemplos. Em S. João dos Angolares, a mais conhecida do arquipélago graças ao programa de televisão “Na Roça Com os Tachos”, espera-nos uma experiência gastronómica impar no restaurante da roça com uma vista impressionante sobre a baia e a Vila de Angolares. Continuaremos mais para sul onde a paisagens não cessam de revelar as suas belezas com os majestosos picos Maria Fernandes, Cão Grande e Cão Pequeno. A chegada a Inhame, o destino do dia, já será muito provavelmente ao início da noite, mas a revelação do lugar com o nascer do dia compensará largamente esta chegada mais tardia ao lodge. Alojamento e jantar (incluído) no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Este dia dedicamos ao lazer e ao descanso para aproveitar e descobrir as mais pelas praias de São Tomé, praia Inhame, praia Piscina e praia Jalé ou uma visita ao pequeno aldeamento de Porto Alegre. Uma sugestão para este dia é um passeio de canoa pelo mangal do rio Malanza com duração de cerca de 2 horas onde poderá avistar várias espécies de aves, peixes e plantas. Alojamento em pensão completa.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Saída cedo para a travessia de barco até ao Ilhéu das Rolas. Situado sobre a linha do equador, cujas coordenadas geográficas o situam a poucos graus do centro do mundo é um pequeno paraíso com cerca de 2 km2, com lindíssimas praias, águas cristalinas e uma variedade de peixes e anfíbios que fazem deste lugar uma dos santuários naturais do planeta. Para além da volta imperdível ao ilhéu de barco, visitaremos o também incontornável marco do equador, a Capela São Francisco Xavier, as suas praias paradisíacas Café, Joana e Bateria, e a Praia Pesqueira onde se juntam as pirogas do aldeamento. Depois da visita ao ilhéu regressamos a Inhame para um último mergulho antes do almoço (incluído) no lodge. Regressamos à Capital para a ultima noite em São Tomé. Alojamento em hotel, jantar num restaurante local!
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e almoço
Actividades Extra: 0
Em horário a combinar partimos para o aeroporto para o voo de ligação à ilha do Príncipe. A segunda maior ilha do arquipélago é o expoente máximo da riqueza e da beleza natural que encontramos na ilha principal, dos seus 142km2, mais de metade são reserva natural cujo parque com o seu nome abriga uma fauna e flora única que faz desta ilha uma das mais importantes reservas de biosfera do mundo. Depois da chegada e instalados no lodge, um primeiro mergulho na belíssima praia Banana é quase obrigatório. A seguir ao almoço visitaremos a capital da ilha, Santo António, considerada pelo Guiness a mais pequena capital do mundo! Mas nem por isso deixa de impressionar, pela harmonia das suas ruas e construções de feições pombalinas embora em estado de degradação, infelizmente. Continuamos a volta pela ilha para o miradouro Boné Jokey que nos oferece uma vista sobre a baia e o ilhéu Caroço em forma de boné. Acabaremos o dia na praia Abade para ver o seu famoso pôr-de-sol. Regressamos ao lodge para o jantar.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pensão Completa
Actividades Extra: 0
Neste segundo dia na ilha reservamos para a manhã uma visita as roças Sundy e Paciência e ao Bom Bom Resort. Sundy foi a segunda maior roça da ilha e chegou a ter mais de 500 trabalhadores. Foi nesta roça que foi levado a cabo uma experiência organizada pela Royal Geographical Society de Londres entre 1910 e 1919 para comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein, descoberta pouco anos antes em 1905. A outra roça que visitaremos, a Paciência, é actualmente explorada por um grupo Sul Africano que promove um tour denominado Rota dos 4 Sabores e proprietário do famoso Resort Bom Bom que visitaremos a seguir. Depois do almoço servido na praia Banana poderá ainda descobrir as outras praias vizinhas Boi e Macaco consideradas das mais bonitas do arquipélago e que bem poderiam constar da lista das mais belas do mundo. O ponto alto será ao cair da noite para observar as tartarugas marinhas que vem desovar na Praia Grande. Regresso ao Lodge para o jantar.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pensão Completa
Actividades Extra: Observação das tartarugas marinhas
O ultimo dia no Príncipe será dedicado ao descanso, para aproveitar as belas praias, ou para actividades extras, proporcionadas pelo lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pensão completa
Actividades Extra: 0
O voo de regresso a Ilha de São Tomé terá chegada à capital por volta das 11h00. O almoço será num restaurante local da capital e a seguir poderemos aproveitar as horas que restam para as ultimas compras. Em horário a combinar voltamos ao aeroporto para o voo de regresso a Lisboa.
Alojamento: A bordo
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades Extra: 0
Chegada a Lisboa pela manhã.
Fim da viagem.
A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logistica da viagem, os voos, o serviço de hotelaria, o aluguer das viaturas 4×4, as formalidades de fronteira e relações com as autoridades, o acompanhamento do grupo durante toda a viagem.
As viaturas 4×4 usadas neste programa serão partilhadas por 4 passageiros e respectivas bagagens.  Cada viatura possuí um seguro de responsabilidade máxima que incluí danos próprios. As despesas de combustível são divididas pelos ocupantes de cada viatura. É possível, mediante suplemento, que as viaturas possam ser partilhadas apenas por 2 ou 3 participantes, sempre que for solicitado.

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

2.190€

SUPLEMENTO SINGLE

590€

Condições de participação
 Liquidação de 50% do valor total no acto da inscrição, os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Voos Lisboa/São Tomé/Principe/São Tomé/Lisboa
5 noites de alojamento em hotel/guesthouse em São Tomé em APA
2 noites no Ecolodge Inhame em meia pensão
3 noites numa Roça no Príncipe em meia pensão
Transferes aeroporto/Roça/aeroporto no Príncipe
2 almoços
Visita ao Ilhéu da Rolas
Viatura 4×4 com seguro CDW+ em São Tomé
Acompanhamento Landventure durante toda a viagem
Seguro de viagem
Taxas e IVA

Não inclui

Combustível (+/- 25€ por pessoa)
Bebidas às refeições
Despesas de caracter pessoal
Refeições não indicadas no programa
Passeio de barco no mangal do rio Malanza
Taxas locais

CONDIÇÕES GERAIS
A presente informação é vinculativa para a agência salvo se cumulativamente:

• O programa o prever expressamente;
• As alterações ao mesmo sejam insignificantes;
• A informação da alteração seja prestada ao viajante em suporte duradouro;

As presentes condições gerais obedecem ao disposto no Decreto-lei n.º 17/2018 de 08 de Março.
As Condições Gerais cujo objecto seja uma Viagem Organizada ou Serviço de Viagem Conexo, as correspondentes fichas de informação normalizada e as condições particulares que constam da documentação de viagem facultada ao Viajante no momento de reserva da viagem consubstanciam o contrato de viagem que vincula as partes.

1. ORGANIZAÇÃO
1.1 A organização e comercialização desta viagem é da Tripemotion – Viagens e Turismo Lda, mais em diante designada “Agência”, com sede em Rua Mouzinho Magro, nº 36, 1º Drt 6000-251 Castelo Branco, Contribuinte Fiscal n.º 514298480, com o RNAVT n.º 6829, telefone 217657784, email geral@landventure.pt

2. INSCRIÇÕES
No acto da inscrição o Viajante deverá depositar um mínimo de 35% do preço do serviço, liquidando o restante até 21 dias antes do início do serviço. Se a inscrição tiver lugar a 21 dias ou menos da data do início do serviço, o preço total do mesmo deverá ser paga no acto da inscrição. A Agência reserva-se o direito de anular qualquer inscrição cujo pagamento não tenha sido efectuado nas condições acima mencionadas. As reservas encontram-se condicionadas à obtenção da parte dos fornecedores da confirmação de todos os serviços.

3. INFORMAÇÃO AO ABRIGO DA LEI N.º 144/2015 DE 8 DE SETEMBRO:
Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de Setembro na sua redacção actual, informamos que o Viajante poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
i) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal in www.turismodeportugal.pt;
ii) Outras entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) disponíveis em www.consumidor.pt listas de Entidades RAL ou 707 788 787

4. RECLAMAÇÕES
4.1 Qualquer desconformidade na execução de um serviço de viagem incluído no contrato de viagem organizada tem de ser comunicada à agência de viagens organizadora ou retalhista por escrito ou outra forma adequada logo que tal desconformidade ocorra, ou seja, sem demora injustificada.
4.2 O direito a apresentar reclamações para efeitos de redução de preço ou direito a indemnização por falta de conformidade dos serviços de viagem incluídos na viagem organizada prescreve no prazo de 2 anos.

5. BAGAGEM
5.1 A agência é responsável pela bagagem nos termos legais;
5.2 O Viajante tem obrigação de reclamar junto da entidade prestadora dos serviços no momento de subtracção, deterioração ou destruição de bagagem.
5.3 No transporte internacional, em caso de dano na bagagem, a reclamação deverá ser feita por escrito ao transportador imediatamente após a verificação do dano, e no máximo 7 dias a contar da sua entrega. Estando em caso o mero atraso na entrega da bagagem a reclamação deverá ser feita dentro de 21 dias a contar da data de entrega da mesma.
5.4 A apresentação de tal reclamação será fundamento essencial para o accionamento da responsabilidade da Agência sobre a entidade prestadora do serviço.

6. LIMITES
6.1 A responsabilidade da agência terá como limite o montante máximo exigível às entidades prestadoras dos serviços, nos termos da Convenção de Montreal, de 28 de Maio de 1999, sobre Transporte Aéreo Internacional, e da Convenção de Berna, de 1961, sobre Transporte Ferroviário.
6.2 No que concerne aos transportes marítimos, a responsabilidade das agências de viagens, relativamente aos seus Viajantes, pela prestação de serviços de transporte, ou alojamento, quando for caso disso, por empresas de transportes marítimos, no caso de danos resultantes de dolo ou negligência destas, terá como limites os seguintes montantes:
a) € 441.436, em caso de morte ou danos corporais;
b) € 7.881, em caso de perda total ou parcial de bagagem ou da sua danificação;
c) € 31.424, em caso de perda de veículo automóvel, incluindo a bagagem nele contida;
d) € 10.375, em caso de perda de bagagem, acompanhada ou não, contida em veículo automóvel;
e) € 1.097, por danos na bagagem, em resultado da danificação do veículo automóvel.
6.3. Quando exista, a responsabilidade das agências de viagens e turismo pela deterioração, destruição e subtracção de bagagens ou outros artigos, em estabelecimentos de alojamento turístico, enquanto o Viajante aí se encontrar alojado, tem como limites:
a) € 1.397, globalmente;
b) € 449 por artigo;
c) O valor declarado pelo Viajante, quanto aos artigos depositados à guarda do estabelecimento de alojamento turístico.
6.4 A responsabilidade da agência por danos não corporais está contratualmente limitada ao valor correspondente a três vezes o preço do serviço vendido.

7. DESPESAS DE RESERVAS E DE ALTERAÇÃO
7.1 Por cada reserva serão cobradas as seguintes Despesas de Reserva: 25€
7.2 Despesas de Alterações: Por cada alteração (nomes, datas, tipo de apartamento ou quarto, viagem, etc) : 25€
Salientamos que a aceitação de tais alterações depende de aceitação por parte dos respectivos fornecedores.

8. DOCUMENTAÇÃO
8.1 O Viajante deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal ou familiar, (bilhete de identidade, documentação militar, autorização para menores, vistos, certificado de vacinas e outros eventualmente exigidos). A agência declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de vistos ou a não permissão de entrada ao Viajante em país estrangeiro; sendo ainda da conta do Viajante todo e qualquer custo que tal situação acarretar.
8.2 Viagens na União Europeia:
Viajantes (independentemente da idade) que se desloquem dentro da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (Passaporte; B.I, Cartão do Cidadão);
Para obtenção de assistência médica devem ser portadores do respectivo Cartão Europeu do Seguro de Doença;
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;
8.3 Viagens fora da União Europeia:
Os Viajantes (independentemente da idade) que se desloquem para fora da União Europeia deverão ser possuidores do respectivo documento de identificação civil (passaporte) bem como do visto se necessário (obtenha tal informação junto da agência no momento da reserva);
Os nacionais de países não comunitários devem consultar informação específica quanto à documentação necessária para realização de viagem junto das embaixadas/ consulados dos países de origem;

9. ALTERAÇÕES SOLICITADAS PELO VIAJANTE
9.1 Caso os fornecedores da viagem em causa permitam, sempre que um Viajante, inscrito para uma determinada viagem, desejar mudar a sua inscrição para uma outra viagem ou para a mesma com partida em data diferente, ou outra eventual alteração, deverá pagar a taxa acima referida, como despesas de alteração. Contudo, quando a mudança tiver lugar com 21 dias ou menos de antecedência em relação à data da partida da viagem, para a qual o Viajante se encontra inscrito, ou se os fornecedores de serviços não aceitarem a alteração, fica sujeito às despesas e encargos previstos na cláusula “Rescisão do Contrato pelo Viajante”.
9.2 Após iniciada a viagem, se solicitada a alteração dos serviços contratados por motivos não imputáveis à agência (ex. ampliação das noites de estadia, alteração de voo) os preços dos serviços turísticos poderão não corresponder aos previamente informados e que motivaram a contratação.

10. CESSÃO DA INSCRIÇÃO (POSIÇÃO CONTRATUAL)
10.1 O viajante pode ceder a sua posição, fazendo-se substituir por outra pessoa que preencha todas as condições requeridas para a viagem organizada, desde que informe a agência de viagens e turismo, por forma escrita, até sete dias seguidos antes da data prevista para a partida.
10.2 O cedente e o cessionário são solidariamente responsáveis pelo pagamento do saldo em dívida e pelas taxas, os encargos ou custos adicionais originados pela cessão, os quais serão devidamente informados e comprovados pela agência de viagens e turismo.

11. ALTERAÇÕES A EFECTUAR PELA AGÊNCIA
11.1 Sempre que, antes do início da viagem organizada, (i) a agência de viagens e turismo se veja obrigada a alterar significativamente alguma das características principais dos serviços de viagem, (ii) ou não consiga ir de encontro às exigências especiais solicitada pelo Viajante; (iii) ou propuser o aumento do preço da viagem organizada em mais de 8%, o viajante pode, no prazo máximo de dois dias (corridos) e sempre até 72h antes da hora prevista para o início da viagem:
a) Aceitar a alteração proposta;
b) Rescindir o contrato, sem qualquer penalização, sendo reembolsado das quantias pagas;
c) Aceitar uma viagem organizada de substituição proposta pela agência de viagens e turismo, sendo reembolsado em caso de diferença de preço.
11.2 A ausência de resposta por parte do viajante no prazo fixado pela agência de viagens e turismo implicará a aceitação tácita da alteração proposta ou o cancelamento da viagem com a aplicação das respectivas taxas de rescisão previstas na cláusula supra.

12. RESCISÃO DO CONTRATO PELA AGÊNCIA
12.1 Quando a viagem esteja dependente de um número mínimo de participantes a Agência reserva-se o direito de cancelar a viagem organizada caso o número de participantes alcançado seja inferior ao mínimo. Nestes casos, o viajante será informado por escrito do cancelamento no prazo de:
a) 20 dias antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração superior a seis dias;
b) 7 dias antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração de dois a seis dias;
c) 48 horas antes do início da viagem organizada, no caso de viagens com duração inferior a dois dias.
12.2 Antes do início da viagem organizada a agência de viagens e turismo poderá ainda rescindir o contrato se for impedida de executar o mesmo devido a circunstâncias inevitáveis e excepcionais.
12.3 A rescisão do contrato de viagem pela agência nos termos acima referidos apenas confere ao viajante o direito ao reembolso integral dos pagamentos efectuados no prazo máximo de 14 dias após a rescisão do contrato de viagem

13. ALTERAÇÃO AO PREÇO
13.1 Os preços constantes do programa estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de impressão deste programa, pelo que estão sujeitos a alterações (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais até 20 dias antes da data de viagem.
13.2 Caso o aumento em causa exceda 8% do preço total da viagem organizada, aplicar-se-á o disposto na cláusula “ALTERAÇÕES A EFECTUAR PELA AGÊNCIA”.
13.3 Em caso de redução de preço a agência de viagens e turismo reserva-se o direito de deduzir ao reembolso a efectuar ao viajante as correspondentes despesas administrativas, que a pedido do viajante serão justificadas.

14. REEMBOLSOS
Depois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo Viajante por motivos de força maior ou por causa imputável ao Viajante, salvo reembolso pelos respectivos fornecedores. A não prestação de serviços previstos no programa de viagem por causas imputáveis à agência organizadora e caso não seja possível a substituição por outros equivalentes, confere ao Viajante o direito a ser reembolsado pela diferença entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados.

15. RESCISÃO DO CONTRATO PELO VIAJANTE
15.1 O viajante é livre de desistir da viagem a todo o tempo antes do início da viagem.
15.2 Tal rescisão implica que o mesmo seja responsável pelo pagamento de todos os encargos a que o início do cumprimento do contrato e a sua desistência dêem lugar, menos a reafectação de serviços e as economias de custos.
15.3 Quando seja caso disso, o Viajante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga e os montantes acima referidos. Na presente situação o reembolso será efectuado, deduzidos da taxa de rescisão, no prazo máximo de 14 dias após a rescisão do contrato de viagem.
15.4 O viajante tem ainda direito a rescindir o contrato de viagem antes do início da mesma sem pagar qualquer taxa de rescisão, caso se verifiquem circunstâncias inevitáveis e excepcionais no local de destino ou na sua proximidade imediata que afectem consideravelmente a realização da mesma ou o transporte dos passageiros para o destino. A rescisão do contrato de viagem nesta situação apenas confere ao viajante o direito ao reembolso integral dos pagamentos efectuados.

16. RESPONSABILIDADE
16.1 A agência de viagens e turismo é responsável pela correcta execução de todos os serviços de viagem incluídos no contrato de viagem.
16.2 Quando se tratar de viagens organizadas, as agências de viagens e turismo são responsáveis perante os Viajantes, ainda que os serviços devam ser executados por terceiros e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis.
16.3 Nos restantes serviços de viagens, a agência de viagens e turismo responde pela correcta emissão dos títulos de alojamento e de transporte e ainda pela escolha culposa dos prestadores de serviços, caso estes não tenham sido sugeridos pelo viajante.
16.4 A agência de viagens e turismo que intervenha como intermediárias em vendas ou reservas de serviços de viagem avulsos é responsável pelos erros de emissão dos respectivos títulos, mesmo nos casos decorrentes de deficiências técnicas nos sistemas de reservas que lhes sejam imputáveis.
16.5 A agência de viagens e turismo é responsável por quaisquer erros devido a deficiências técnicas no sistema de reservas que lhe sejam imputáveis e, se tiver aceitado proceder à reserva de uma viagem organizada ou de serviços de viagem que façam parte de serviços de viagem conexos, pelos erros cometidos durante o processo de reserva.
16.6 A agência de viagens e turismo não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao viajante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excepcionais.

17. ASSISTÊNCIA
17.1 Em caso de dificuldades do viajante, ou quando por razões que não lhe forem imputáveis, este não possa terminar a viagem organizada, a agência de viagens e turismo dará a seguinte assistência:
a) Disponibilização de informações adequadas sobre os serviços de saúde, as autoridades locais e a assistência consular; e
b) Auxilio ao viajante na realização de comunicações à distância e a encontrar soluções alternativas de viagem.
17.2 Caso a dificuldade que fundamenta o pedido de assistência tenha sido causada pelo viajante de forma deliberada ou por negligência, a agência de viagens e turismo poderá cobrar uma taxa no valor dos custos em que incorreu em virtude da prestação dessa assistência.
17.3 Se devido a circunstâncias inevitáveis e excepcionais, o viajante não puder regressar, a agência de viagens e turismo organizadora é responsável por assegurar os custos de alojamento necessários, se possível de categoria equivalente, por um período não superior a três noites por viajante. A agência de viagens e turismo retalhista é solidariamente responsável pela obrigação em causa, sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis.
17.4 A limitação dos custos prevista supra não se aplica às pessoas com mobilidade reduzida, nem aos respectivos acompanhantes, às grávidas e às crianças não acompanhadas, nem às pessoas que necessitem de cuidados médicos específicos, desde que a agência de viagens e turismo tenha sido notificada dessas necessidades específicas pelo menos 48 horas antes do início da viagem organizada.

18. INSOLVÊNCIA
Em caso de insolvência da agência de viagens e turismo o viajante pode recorrer ao Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, devendo para tal recorrer ao Turismo de Portugal I.P entidade responsável pelo respectivo accionamento: Turismo de Portugal, I.P.
Rua Ivone Silva, Lote 6, 1050-124 Lisboa – Tel. 211 140 200 | Fax. 211 140 830 – info@turismodeportugal.pt

19. SEGUROS
19.1 A responsabilidade da agência e emergentes das obrigações assumidas, encontra-se garantida por seguro de responsabilidade civil na Companhia Victoria, apólice n.º 11127252, no montante de 75,000.00€ e nos termos da legislação em vigor.
19.2 A agência disponibiliza ainda a venda de seguros que poderão ser adquiridos em função da viagem para garantia de situações de assistência e despesas de cancelamento.

20. IVA
Os preços mencionados neste programa reflectem já o Imposto de Valor Acrescentado à taxa e regime em vigor.
NOTAS:

• As presentes condições gerais poderão ser complementadas por quaisquer outras específicas desde que devidamente acordadas pelas partes.
• Os preços dos programas estão baseados na cotização média do dólar ou da moeda do país de destino, pelo que qualquer derivação relevante desta moeda poderá implicar uma revisão dos preços da viagem nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.
• Devido às constantes alterações do preço dos combustíveis sobre os preços praticados poderá haver alteração do suplemento de combustível inserido no preço nos termos constantes da cláusula “alteração de preço”.
• As categorias dos hotéis e cruzeiros apresentados nesta brochura seguem as normas de qualidade do pais de acolhimento, podendo os mesmos ser alterados por outros similares quando por motivos alheios à agência não seja possível manter ou confirmar a reserva existente, obrigando-se a agência a informar o Viajante logo que de tal tenha conhecimento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

HORAS DE CHEGADA OU PARTIDA:
As horas de partida e de chegada estão indicadas na hora local do respectivo pais e de acordo com horários das respectivas companhias aérea à data de impressão deste programa, podendo por isso ser sujeitas a alteração.

HOTÉIS/ APARTAMENTOS:
Apartamentos – No caso do alojamento ser contratado em apartamento é da responsabilidade do Viajante a informação do número de pessoas que irão ocupar o apartamento. No caso de se apresentarem mais pessoas que as reservadas, os apartamentos poderão recusar a entradas.
Hotéis – O preço apresentado é por pessoa e estão baseados numa ocupação dupla. Nem todos os hotéis dispõem de quarto triplo sendo por norma colocada uma cama extra que pode não ser de idêntica qualidade. Nos quartos equipados com duas camas ou casal, o triplo pode ser constituído apenas por aquelas camas.
A relação dos hotéis e apartamentos constantes dos programas é indicativa assim como a sua categoria que respeita a critérios e classificações locais cujos critérios por vezes são distintos dos utilizados em Portugal.

REFEIÇÕES:
Salvo indicações em contrário, os preços apresentados para os suplementos de Meia Pensão e Pensão Completa não incluem bebidas.
Nas chegadas ao hotel após a 19h o primeiro serviço de refeição será o pequeno-almoço do dia seguinte, no último dia e salvo possibilidade de late check-out, o ultimo serviço do hotel será o pequeno-almoço.

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA:
As horas e entrada e saída no primeiro e último dia, serão definidas em função do primeiro e ultimo serviço. Em regra, sem carácter vinculativo os quartos podem ser utilizados a partir das 14h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até as 12h do dia de saída.
Nos apartamentos a entrada verifica-se geralmente pelas 17h do dia de chegada e deverão ser deixados livres até as 10h do dia de saída.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CRIANÇAS:
Dada a diversidade de condições aplicadas às crianças (destino e fornecedor) recomenda-se questionar sempre as condições especiais que porventura sejam aplicadas à viagem em causa.

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