São Tomé & Príncipe 2018 2017-10-03T18:28:18+00:00

O Paraíso existe, e é no centro do mundo!

Este é um paraíso de cacau, café, copra, coconote, fruta-pão, jaca, safú, etc., e de pratos riquíssimos como o molho no fogo, calulu, e peixe… muito peixe. A população é um autêntico caldeamento de raças mas vivem em total harmonia, simpáticos e comunicativos, têm sempre um sorriso contagiante para os seus visitantes… “leve leve” é aliás a expressão máxima do seu modo de vida, tranquilo e pacifico. Este arquipélago de pequenas ilhas poderá ser um dos países mais pequenos do mundo, mas é um dos maiores em termos de biodiversidade e endemísmo. A origem vulcânica está patente nos morros, cones e picos, com o seu ponto mais elevado no Pico São Tomé com 2024m.

Uma das maiores riquezas históricas são as suas Roças. Eram propriedades gigantes, que chegam a impressionar até os mais atentos, inspiradas nas fazendas de cacau e café do norte do Brasil. A ilha foi um exemplo de empreendorísmo, ainda no século XVI, tornou-se o maior produtor mundial de cana-de-açucar e quando a produção começou a sofrer com a concorrência do Brasil, converteu-se e tornou-se no maior produtor de cacau do mundo!

É neste pequeno arquipélago no Golfo da Guiné com pouco mais de 1000 km2 que vos propomos uma grande aventura. Uma expedição ao ritmo “leve-leve” num país que nos é muito querido e que apaixona quem o visita..

Partida de Lisboa no voo para São Tomé as 09:00 e chegada prevista as 17h00. Depois da entrega das viaturas no aeroporto seguimos para o hotel onde ficaremos alojados nas próximas 3 noites. Jantar no hotel (incluído).
Alojamento: Hotel
Refeições: Jantar
Actividades Extra: 0
Neste primeiro dia o nosso itinerário será dedicado à costa norte e oeste da ilha de São Tomé com a primeira paragem na Capela de S. Francisco, em Micoló, que nos oferece uma vista panorâmica sobre a vila piscatória, o Ilhéu das Cabras e a foz do Rio do Ouro. Seguimos depois por pista ao longo da costa onde iremos descobrir as praias, do Governador, Xaninha e a Praia dos Tamarindos até acabarmos na pitoresca aldeia piscatória de Morro Peixe, onde se pode visitar um dos centros de proteção de tartarugas da Marapa. A partir daqui o caminho é feito por estrada secundária até a lagoa Azul, que é uma reentrância da costa onde o mar calmo e, em dias de sol o azul turquesa, banha uma pequena praia de pedras junto a uma pequena colina onde a Marinha Portuguesa construiu um farol em 1997. Já na EN1 que serpenteia a costa o cenário é idílico com o mar e os pequenos povoados piscatórios de um lado e a mata densa a querer entrar e invadir a estrada até ao mar do outro. O almoço (não incluído) será em Neves, uma das cidades mais antigas e actualmente a mais industrializada do País. Depois do almoço e como os dias escurecem cedo, sobram-nos poucas horas para seguirmos o mais possível para sul, deste lado da ilha, até Lemba já depois de Santa Catarina. Após algumas fotos, que a vista da ponte sobre o rio Lemba irá proporcionar, regressamos à Capital. No regresso, dependendo do tempo, poderemos fazer algumas paragens por algumas das Roças que cruzamos. Já no hotel, terá tempo ainda para um merecido mergulho na piscina ou uma Nacional bem fresca na sua esplanada com vista para a baia Ana Chaves. O jantar (não incluído) será num restaurante local.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades Extra: 0
Neste segundo vamos descobrir o interior da ilha e algumas belas pistas que nos vão levar a belas roças isoladas, cascatas de sonho e jardins de flores exóticas. Começaremos com uma visita curta a Trindade, a principal vila do distrito de Mé-Zoxi, fundada em 1779. Daqui seguimos por uma bela pista pelas entranhas da ilha que nos levará até à Roça Bombaim. Pelo caminho a majestosa queda de água e provavelmente a mais bonita do rio Abáde. Regressaremos pelo mesmo caminho até as cascatas de São Nicolau, as mais famosas da ilha, seguindo depois para o Parque Obô para uma visita ao jardim botânico do Bom Sucesso, antes de um almoço (incluído) bem merecido no fantástico restaurante na Roça Saudade onde nasceu Almada Negreiros. À tarde, a visita obrigatória à Roça do Monte Café, uma das mais importantes da ilha, dedicada aos pequenos grãos de café Arábica. Visitaremos o seu museu para conhecer o circuito percorrido pelo café biológico aqui produzido. O regresso a São Tomé será feito por pista no meio da vegetação densa, plantações de cacau e antigas roças mais pequenas, algumas ainda em funcionamento. Resto da tarde no hotel antes da saída para jantar (não incluído) num restaurante da cidade.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Almoço
Actividades Extra: 0
Deixámos para este dia a visita a 2 das mais emblemáticas roças da Ilha por estarem ligadas uma à outra, pela dimensão das mesmas e importância histórica. Começamos com a roça Fernão Dias que ficou na história por estar ligada ao triste episódio de Batepá e que marca um dos pontos mais negros da administração portuguesa de São Tomé. A localização junto ao mar tornou-a durante anos no porto natural para o escoamento da roça Agostinho Neto e de outras dependentes. A dimensão dos edifícios e maquinaria ainda existente mas degradada é um indicador da importância desta propriedade. Seguimos até Agostinho Neto por uma pista ladeada de um aqueduto que alimentava na época a Roça de água doce. Considerada a Jóia da Coroa do Império colonial português, foi em tempos a maior e a mais produtiva do arquipélago ocupando mais de 3000 trabalhadores. Após a visita à roça, seguimos para Guadalupe, a maior povoação do distrito de Lobata, para o almoço (incluído) num restaurante local. Para a tarde preparamos uma visita à cidade de São Tomé, aos pontos mais emblemáticos da cidade, antes de regressar ao hotel. Jantar (não incluído) num restaurante local.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Almoço
Actividades Extra: City Tour
O dia mais longo em distância com cerca de 94km vai levar-nos até as praias do sul sempre ao longo da costa Este. Neste percurso são muitas as roças que poderíamos visitar mas optamos pelas mais importantes como a roça Água-Izé e S.João dos Angolares. A beleza da costa obrigará a paragens frequentes, com vistas sobre baías, enseadas e praias. A Boca do Inferno, a praia das 7 Ondas, a praia Micondó são alguns dos exemplos. Em S. João dos Angolares, a mais conhecida do arquipélago graças ao programa de televisão “Na Roça Com os Tachos”, espera-nos uma experiência gastronómica impar no restaurante da roça com uma vista impressionante sobre a baia e a Vila de Angolares. Continuaremos mais para sul onde a paisagens não cessam de revelar as suas belezas com os majestosos picos Maria Fernandes, Cão Grande e Cão Pequeno. A chegada a Inhame, o destino do dia, já será muito provavelmente ao início da noite, mas a revelação do lugar com o nascer do dia compensará largamente esta chegada mais tardia ao lodge. Alojamento e jantar (incluído) no lodge.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Este dia dedicamos ao lazer e ao descanso para aproveitar e descobrir as mais pelas praias de São Tomé, praia Inhame, praia Piscina e praia Jalé ou uma visita ao pequeno aldeamento de Porto Alegre. Uma sugestão para este dia é um passeio de canoa pelo mangal do rio Malanza com duração de cerca de 2 horas onde poderá avistar várias espécies de aves, peixes e plantas. Alojamento em pensão completa.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Saída cedo para a travessia de barco até ao Ilhéu das Rolas. Situado sobre a linha do equador, cujas coordenadas geográficas o situam a poucos graus do centro do mundo é um pequeno paraíso com cerca de 2 km2, com lindíssimas praias, águas cristalinas e uma variedade de peixes e anfíbios que fazem deste lugar uma dos santuários naturais do planeta. Para além da volta imperdível ao ilhéu de barco, visitaremos o também incontornável marco do equador, a Capela São Francisco Xavier, as suas praias paradisíacas Café, Joana e Bateria, e a Praia Pesqueira onde se juntam as pirogas do aldeamento. Depois da visita ao ilhéu regressamos a Inhame para um último mergulho antes do almoço (incluído) no lodge. O regresso à Capital será iniciado por uma pista, que foi objecto de uma ação humanitária levada a cabo pela Organização Latitude Zero, cujo objectivo foi reabrir parte de um percurso engolido pela mata e que ligava algumas roças mais remotas e antigas e que se encontravam isoladas e abandonadas. A vista sobre a baia de Porto Alegre e Ponta Baleia é sublime. Retomada a estrada N2 que liga à capital regressamos para a ultima noite do nosso programa. Alojamento no hotel, jantar de despedida num restaurante local!.
Alojamento: Hotel
Refeições: Pequeno Almoço e Jantar
Actividades Extra: 0
Para quem acaba o programa em São Tomé, o dia será livre podendo desfrutar do hotel ainda pela manhã. À tarde poderão aproveitar para as compras com a visita ao pequeno centro de artesanato antes da entrega das viaturas no aeroporto. Voo de regresso cerca das 19h00, que chegará a Lisboa na manhã seguinte às 5h00.
Para os que optarem pela Extensão à ilha do Príncipe, a saída será mais cedo para o voo de ligação à ilha às 9h00! A segunda maior ilha do arquipélago é o expoente máximo da riqueza e da beleza natural que encontramos na ilha principal, dos seus 142km2, mais de metade são reserva natural cujo parque com o seu nome abriga uma fauna e flora única que faz desta ilha uma das mais importantes reservas de biosfera do mundo. Depois da chegada e instalados no lodge, um primeiro mergulho na belíssima praia Banana é quase obrigatório. A seguir ao almoço visitaremos a capital da ilha, Santo António, considerada pelo Guiness a mais pequena capital do mundo! Mas nem por isso deixa de impressionar, pela harmonia das suas ruas e construções de feições pombalinas embora em estado de degradação, infelizmente. Continuamos a volta pela ilha para o miradouro Boné Jokey que nos oferece uma vista sobre a baia e o ilhéu Caroço em forma de boné. Acabaremos o dia na praia Abade para ver o seu famoso pôr-de-sol. Regressamos ao lodge para o jantar.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pensão Completa
Actividades Extra: 0
Neste segundo dia na ilha reservamos para a manhã uma visita as roças Sundy e Paciência e ao Bom Bom Resort. Sundy foi a segunda maior roça da ilha e chegou a ter mais de 500 trabalhadores. Foi nesta roça que foi levado a cabo uma experiência organizada pela Royal Geographical Society de Londres entre 1910 e 1919 para comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein, descoberta pouco anos antes em 1905. A outra roça que visitaremos, a Paciência, é actualmente explorada por um grupo Sul Africano que promove um tour denominado Rota dos 4 Sabores e proprietário do famoso Resort Bom Bom que visitaremos a seguir. Depois do almoço servido na praia Banana poderá ainda descobrir as outras praias vizinhas Boi e Macaco consideradas das mais bonitas do arquipélago e que bem poderiam constar da lista das mais belas do mundo. O ponto alto será ao cair da noite para observar as tartarugas marinhas que vem desovar na Praia Grande. Regresso ao Lodge para o jantar.
Alojamento: Lodge
Refeições: Pensão Completa
Actividades Extra: Observação das tartarugas marinhas
O voo de regresso a Ilha de São Tomé terá chegada à capital por volta das 11h00. Um transfere levar-nos-á à fábrica de chocolates Claudio Corallo cujo chocolate é reconhecido internacionalmente como sendo de altíssima qualidade e dos mais apreciados pela excelência do cacau biológico produzido na roça Terreiro Velho, situada no Príncipe. O almoço será no parque da cidade num restaurante local de onde seguiremos para a loja de artesanato local para as ultimas compras antes de voltarmos ao aeroporto para o voo de regresso a Lisboa.
Alojamento: A bordo
Refeições: Pequeno Almoço
Actividades Extra: 0
Chegada a Lisboa pela manhã.
Fim da viagem.
A LANDVENTURE tem a seu cargo toda a logistica da viagem, os voos, o serviço de hotelaria, o aluguer das viaturas 4×4, as formalidades de fronteira e relações com as autoridades, o acompanhamento do grupo durante toda a viagem.
As viaturas 4×4 usadas neste programa serão partilhadas por 4 passageiros e respectivas bagagens.  Cada viatura possuí um seguro de responsabilidade máxima que incluí danos próprios. As despesas de combustível são divididas pelos ocupantes de cada viatura. É possível, mediante suplemento, que as viaturas possam ser partilhadas apenas por 2 ou 3 participantes, sempre que for solicitado.

Preços por Pessoa

ADULTO EM DUPLO

1.890€

SUPLEMENTO SINGLE

300€

 PREÇO CRIANÇA, menos de 12 anos

 1.690€

Condições de participação
 Liquidação de 50% do valor total no acto da inscrição, os restantes 50% até 30 dias antes do início da viagem.

Inclui

Voos Lisboa/São Tomé/Lisboa
5 noites de alojamento no hotel Miramar by Pestana em APA
2 noites no Lodge Inhame em Pensão Completa
4 Jantares e 5 almoços e Pequenos almoços
Guia local no City Tour em São Tomé
Visita ao Ilhéu da Rolas
Viatura 4×4 com seguro CDW+
Acompanhamento Landventure
Seguro de viagem
Taxas e IVA

Não inclui

Combustível (+/- 25€ por pessoa)
Bebidas às refeições
Despesas de caracter pessoal
Refeições não indicadas no programa
Passeio de barco no mangal do rio Malanza
Extensão Ilha do Príncipe Taxas locais
Vistos e taxas alfandegárias

Extensão Ilha do Príncipe

ADULTO EM DUPLO

800€

SUPLEMENTO SINGLE

200€

A extensão inclui:
Voo São Tomé/Principe/São Tomé, 2 noites de alojamento em hotel 5* em Tudo Incluido, todas as visitas, passeios 4×4, observação das tartarugas e transferes aeroporto/hotel/aeroporto e transporte no ultimo dia em São Tomé.
ORGANIZAÇÃO. A organização desta viagem é da responsabilidade da LANDVENTURE | Expedições & Aventura, uma marca da Tripemotion, Lda, com sede Rua Mouzinho Magro, nº 38 – 1º Dto, 6000-251 Castelo Branco, NIF 514298480, titular do RNAVT 6829.
DOCUMENTOS de IDENTIFICAÇÃO. O cliente deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal ou familiar, (bilhete de identidade, autorização para menores, passaportes, vistos, certificados de vacinas e outros eventualmente exigidos para o presente programa). A LANDVENTURE declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de visto ou a permissão de entrada ao cliente em país estrangeiro; nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas na cláusula “Desistências”, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que tal situação acarretar.
ALTERAÇÕES. Sempre que existam razões que o justifiquem, a organização poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir qualquer dos hotéis previstos por outros de categoria similar. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender quaisquer viagens, os clientes terão sempre direito ao reembolso das quantias pagas.
ALTERAÇÃO AO PREÇO. Os preços do programa estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de início do período de vigência do programa pelo que estão sujeitos a alteração que resulte de variações no custo dos transportes ou do combustível, de direitos, impostos, taxas e flutuações cambiais. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o cliente será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe foi fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição nos mesmos termos e condições que os previstos na rubrica “Impossibilidade de cumprimentos”.
VOOS. Sempre que os nossos programas apresentem o preço do voo em separado, o valor é indicativo à data da elaboração dos programas. Pode sofrer alterações  em função da companhia aérea, da classe disponível e da oscilação das taxas e câmbios. A Landventure apresentar-lhe-á o valor actualizado dos voos com a confirmação da viagem. Para voos a partir de outras cidades e/ou países poderão ter de acrescentar uma noite ao programa de modo a fazer coincidir o início do programa no destino.
REEMBOLSOS. Depois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente. A não prestação de serviços previstos no programa de viagem por causas não imputáveis à organização, e caso não seja possível substituição por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados.
DESISTÊNCIAS. O Cliente ou algum dos seus acompanhantes é livre de desistir da viagem a todo o tempo. Em caso de desistência por parte do participante ou acompanhante,  aplicam-se as seguintes penalizações: 100€ de despesas administrativas se cancelamento ocorrer até 60 dias do inicio da viagem, 50% do valor da viagem se cancelada entre 60 e 30 dias da data de partida e 100% do valor da viagem se cancelada a menos de 30 dias da data de partida. Não obstante os valores indicados anteriormente, e caso os valores sejam inferiores aos encargos que esse cancelamento incorre, o cliente será responsável pelo pagamento de todos esses encargos desde início do cumprimento do contrato e a sua desistência dêem lugar e ainda por uma percentagem que pode ir até 15% do preço da viagem. Quando seja caso disso o cliente será reembolsado pela diferença entre a quantia paga e os montantes acima referidos.
ANULAÇÃO DO PROGRAMA. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, e sempre que o programa o mencione, a LANDVENTURE poderá cancelar a viagem, notificando o cliente com pelo menos 8 dias de antecedência, não havendo neste caso, responsabilidade civil da LANDVENTURE pela rescisão.
RESPONSABILIDADE. A responsabilidade da LANDVENTURE da viagem constante deste programa e emergentes das obrigações assumidas, encontra-se garantida por um Seguro de Responsabilidade civil Apólice n.º 11127252 e por uma caução bancária, nos termos da legislação em vigor.
IVA. Os preços mencionados já têm o Imposto sobre o valor acrescentado (IVA) aplicável à data.
SEGURO MULTI-VIAGENS. Todas as nossas viagens incluem seguro de multiviagens SGS Seguros com apólice n. 4900003209. Peça informação detalhada sobre as condições deste seguro.
Loading...

Junte-se a nós nesta aventura!

Gostava de participar nesta expedição, tem uma questão ou deseja mais informações?

Não hesite entre já em contacto connosco!